Pense por um instante: no seu dia a dia, você utiliza mais o dinheiro vivo ou cartões de crédito e débito? Já esteve em uma situação em que não pôde realizar uma compra porque o vendedor não aceitava cartões? Agora, reflita: será que você já deixou de realizar vendas por não aceitar modos de pagamento que não fossem dinheiro ou cheque? Para esclarecer se vale a pena ou não investir em uma máquina de cartão para o seu negócio, reunimos informações valiosas, esclarecimentos e alguns dados que vão ajudar você a decidir se é uma boa escolha para seu MEI adotar essa tecnologia.
O uso de cartões no Brasil está em ascensão
Atualmente, mais de 70% dos brasileiros utilizam algum tipo de cartão. Dados do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) indicam que as pessoas utilizam cartões no dia a dia, sendo 72,3% para crédito e 70,1% para débito. Para se ter uma noção, o mercado consumidor via cartões movimenta cerca de 1 trilhão de reais em operações no Brasil, mostrando que muitos trocam o dinheiro pelo “dinheiro de plástico”.
Para aumentar suas vendas, destacar-se da concorrência e conquistar definitivamente seus clientes, vale considerar essa opção de pagamento, proporcionado comodidade aos compradores.
Vantagens do uso de máquinas de cartão
Existem diversas vantagens em adotar a máquina de cartão, e aqui apresentamos as principais para ajudá-lo em sua decisão. Quando você tem o CNPJ MEI, fica mais fácil adquirir uma máquina a custo acessível. Veja outros benefícios:
- Aumento nas vendas: Aceitar cartões facilita a venda de produtos e serviços, considerando que a maioria opta por esse meio de pagamento.
- Redução de inadimplência: Elimina a preocupação com cheques sem fundos, cadernetas e outras formas de crédito que costumam atrasar o recebimento.
- Controle eficiente dos resultados: Tudo é automatizado, permitindo acesso a relatórios detalhados das vendas, modais (crédito ou débito) e histórico do estoque, auxiliando no controle mensal de vendas e faturamento.
- Maior segurança: Diminui o manuseio de dinheiro vivo e a insegurança de sair com dinheiro após saques no banco.
- Diferencial competitivo: Se seus concorrentes não utilizam cartões, aproveite e fidelize seus clientes, oferecendo a comodidade deste modo de pagamento.
Se decidiu investir na maquininha, organize-se para adquiri-la, analise as propostas de cada empresa, as taxas cobradas e confira se aceita as principais bandeiras utilizadas na sua região. Isso aumenta suas chances de sucesso. Caso haja incertezas, pergunte aos clientes os cartões que costumam usar e busque uma máquina compatível com essas bandeiras.
Após receber sua máquina de cartão, aprenda a operá-la, verifique se está tudo em ordem, utilize materiais promocionais e informe a clientela sobre a novidade em todos os pontos da sua loja.
Com todos esses passos concluídos, comece a utilizar e colha os resultados positivos. Já está usando a maquininha? Compartilhe suas experiências e dicas, adoraríamos saber mais e trocar informações por aqui!
Fonte: MEI Fácil
Conheça nossas redes sociais: