Deseja se tornar um mecânico especializado em veículos de luxo? Confira as dicas!

Trabalhar com alguns dos veículos mais sofisticados do mundo, dominar a tecnologia automotiva em um nível elevado, ser um profissional reconhecido por todos, ter uma clientela fiel e ainda ser bem remunerado. Parece um sonho, certo? No entanto, essa é a realidade de um mecânico especializado em carros de luxo.

Desde a reabertura das importações em 1990, esse segmento não enfrenta crises. Com a frota aumentando anualmente, há sempre oportunidades para novos especialistas. Por isso, preparamos um artigo especial para discutir os desafios e oportunidades no mercado premium. Gostou do assunto? Então, vamos prosseguir!

As principais marcas estão aqui

Você sabia que existem cerca de 400 mil brasileiros milionários, com patrimônio superior a um milhão de dólares? Esta estimativa é da consultoria americana Newmark. Isso explica a quantidade de lojas com produtos de luxo, especialmente nas grandes cidades.

Esse público geralmente possui várias fontes de renda e investimentos no exterior, o que os torna menos vulneráveis a crises. A Porsche, por exemplo, passou pela pandemia com tranquilidade, vendendo quase 3.000 unidades desde janeiro. Seu modelo mais acessível começa em R$ 415 mil!

Atualmente, o Brasil conta com representações oficiais de 16 fabricantes de carros de luxo: Audi, BMW, Ferrari, Jaguar, Lamborghini, Land Rover, Lexus, Maserati, McLaren, Mercedes-Benz, Mini, Porsche, RAM, Rolls-Royce, Subaru e Volvo. Há também uma grande rede de importadores independentes.

Um trabalho excelente e exigente

Com um mercado tão promissor, é possível imaginar as inúmeras oportunidades para mecânicos e proprietários de oficinas. No entanto, o desafio é grande: os veículos têm tecnologia avançada (inclusive os antigos) e os donos estão acostumados ao que há de melhor no mundo.

A concorrência é acirrada. Entre os reparadores, cada vaga costuma ser disputada por muitos candidatos. Nas oficinas, a situação é ainda mais desafiadora: é necessário investir consideravelmente em infraestrutura, equipamentos e capacitação, além de cobrar menos que as concessionárias.

Se você é mecânico, considere entrar no segmento premium por três caminhos: concessionárias, oficinas especializadas ou equipes de competição. Nosso automobilismo tem categorias onde essas máquinas prevalecem, como Endurance Brasil, Mercedes-Benz Challenge e Porsche Cup.

Passos decisivos para o sucesso

Agora que você entendeu melhor as oportunidades e como se tornar um mecânico especializado em carros de luxo, vamos abordar a importância da capacitação. Com modelos sofisticados, é preciso mais que o básico. Um curso completo de mecânica, domínio de eletrônica automotiva e inglês técnico são essenciais.

Mesmo após ser contratado por uma oficina ou equipe, é crucial investir tempo no aprofundamento de conhecimentos e idiomas, destinando parte do salário a isso quando necessário. Com a tecnologia avançando rapidamente neste setor, é fácil ficar para trás e até perder o emprego.

Se a meta é abrir uma oficina especializada, comece dominando a manutenção de uma única marca. Assim, fica mais fácil adquirir todas as ferramentas especiais, equipamentos e softwares. Outro ponto importante é construir uma boa rede de fornecedores de peças, incluindo internacionais.

Cada detalhe faz muita diferença

Como pode imaginar, a manutenção de um veículo premium deve ser impecável. Não há espaço para improvisação ou economias pequenas. Até serviços básicos, como conserto de pneu, alinhamento de direção ou troca de óleo, podem causar problemas nesses modelos.

Um exemplo é o esportivo Audi R8. Dependendo do ano e versão, o sistema de lubrificação do motor possui até sete drenos. Para trocar o óleo, é preciso remover várias tampas, abrir todos os parafusos (com medidas e formatos diferentes), esperar que o cárter esgote e remontar tudo.

Outra situação complexa é o alinhamento de direção dos Mercedes-Benz luxuosos, como o Classe S. Em carros novos, os sistemas de suspensão e direção têm tantos recursos avançados que, além de um equipamento de última geração, o alinhador precisa medir até a altura de cada roda.

A presença de sistemas autônomos

Mecânicos especializados em carros de luxo também precisam conhecer as principais tecnologias de direção autônoma. Nos últimos anos, foram lançados modelos que estacionam automaticamente, evitam que motoristas saiam das faixas ou até dirigem sozinhos.

Na manutenção, é necessário ter profundo conhecimento, equipamentos adequados e muita atenção ao consertar esses veículos. Radares, sensores e outros dispositivos eletrônicos que controlam a automação podem ser danificados ou descalibrados facilmente.

O assunto é tão sério que países desenvolvidos estão atualizando procedimentos de inspeções obrigatórias para avaliar esses sistemas. Associações de oficinas também exigem acesso total aos programas dos módulos para realizar a manutenção correta.

É preciso unir técnica com gestão

Além de reunir todo esse conhecimento, após muitos anos na profissão, o mecânico do segmento premium precisa adotar uma postura diferenciada, seja como empregado ou proprietário da oficina. Quem investe uma pequena fortuna em um carro espera atendimento especial.

Profissionais de sucesso nesse meio trabalham em oficinas bem equipadas, limpas e organizadas. Para causar boa impressão e transmitir segurança, eles atendem de uniforme limpo, mãos lavadas e sabem se comunicar. Evitam jargões técnicos, são objetivos e não usam gírias.

Os orçamentos devem ser justos e detalhados. É um erro pensar que ricos não se importam em pagar mais por um serviço. Outro cenário comum é quando o veículo faz parte de uma frota corporativa, e a burocracia precisa ser cumprida. A oficina deve ter um seguro robusto.

Agora que você entende mais sobre o mercado de luxo, o que achou? Interessante ou muito complexo? Para acessar mais conteúdos sobre a profissão, siga Consulta Placa nas redes sociais:

Artigo Anterior

Veículo ecológico: aprenda a combinar transporte e sustentabilidade ambiental

Próximo Artigo

Problemas no Sensor MAP?

Escreva um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *