Descubra se é vantajoso adquirir uma motocicleta em leilão!

Está buscando adquirir uma moto por um valor acessível e cogitou a possibilidade de comprar em um leilão? Descubra aqui se adquirir motos de leilão realmente compensa e como fazer isso com segurança!

Confira o histórico do veículo de leilão e assegure uma compra segura:

Se estiver pensando em comprar uma moto usada, mesmo fora de leilão, é muito importante verificar o histórico completo antes de concluir a negociação!

Esse tipo de veículo pode apresentar problemas que, além de diminuir seu valor de mercado, podem também dificultar procedimentos como a transferência e o licenciamento.

Imagem

Como funcionam os leilões de motos?

Geralmente, as motos vão a leilão pelos seguintes motivos:

1. Dívidas dos proprietários

Na maioria dos casos, essas dívidas estão associadas a contratos de financiamento. Quando um veículo é financiado, a propriedade permanece com o banco ou instituição financeira até o pagamento total do contrato. Se houver inadimplência, o banco pode retomar o veículo e leiloá-lo.

2. Sinistros com indenização integral

Aqui, o custo de recuperação do veículo sinistrado supera o valor de indenização da apólice de seguro. A seguradora paga a indenização integral ao dono e vende o veículo em leilão para minimizar perdas financeiras.

Leia sobre: Quais são os tipos de leilão veicular?.

Dicas para comprar uma moto de leilão com segurança

1. Verifique se a leiloeira é credenciada

Primeiro, confirme o credenciamento da leiloeira. Muitos leilões são irregulares, e adquirir uma moto nessas situações pode resultar em problemas para regularização.

Verifique essa informação acessando o portal do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que oferece uma planilha completa de leiloeiras de todos os estados do Brasil, disponível em: Relação de leiloeiros credenciados.

2. Leia atentamente o edital

O edital apresenta todos os detalhes sobre os lotes leiloados, permitindo identificar avarias, condições de uso e status do veículo (conservado ou sucata), entre outras informações. Caso não haja um edital disponível, desconfie.

3. Avalie pessoalmente a moto

Isso vale para qualquer veículo usado! Avaliar pessoalmente ajuda a compreender a condição da moto e decidir se a compra compensa. O Test Drive não é permitido nos leilões, portanto, considere levar um mecânico de confiança para ajudar na avaliação.

4. Consulte o histórico

Motos de leilão podem perder até 30% do valor de mercado, ainda que em bom estado. Para verificar possíveis problemas no histórico, é recomendável realizar uma consulta veicular completa na Consulta Placa.

Tendo a placa em mãos, você poderá acessar informações sobre:

  • Acidentes
  • Roubos e furtos
  • Débitos e restrições
  • Dados cadastrais
  • Gravames

E muito mais!

Imagem

Pode se interessar por:

  • Conhecer os tipos de leilão veicular
  • Descobrir como participar do leilão do Detran SP
  • Saber sobre o Score de leilão na Consulta Placa

Vale a pena comprar moto de leilão? Por que são tão baratas?

Tudo depende da origem e condição de uso da moto! Motos de leilão costumam ser mais baratas devido a uma desvalorização de até 30% na tabela, principalmente por conta da dificuldade de revenda, dado o preconceito de muitos compradores por possíveis avarias ou problemas mecânicos.

As melhores opções são recuperações financeiras, pois provavelmente não sofreram colisões e estão em bom estado, apresentando boa margem de lucro na revenda.

Cálculo do lance

Ao calcular seu lance, considere custos de recuperação, regularização e taxas do leilão. Você deverá pagar uma taxa de 5% sobre o valor do lance, além de taxas administrativas definidas pela leiloeira.

Assegure-se de cobrir os consertos necessários para o bom funcionamento da moto e a emissão de novos documentos, como CRV e CRLV. O IPVA do ano da compra também deverá ser pago por você, além de multas pendentes.

Saiba mais sobre: Qual é o valor do IPVA 2021?.

Motos de leilão podem circular normalmente?

Sim! Desde que devidamente regularizadas, elas podem circular tanto em vias públicas quanto privadas.

Regularizando sua moto comprada em leilão

O primeiro passo é ir ao Detran com sua documentação pessoal e a nota de arrematação do leilão. O processo de regularização levará cerca de 90 dias.

Lembre-se: você tem 30 dias após a compra para regularizar o veículo no Detran. Caso contrário, poderá enfrentar multa e a adição de 3 pontos na CNH.

Nota: As regras podem variar de acordo com o Detran estadual, então acesse o site específico do seu estado para garantir informações precisas sobre os procedimentos.

Visite nossas redes sociais:

Artigo Anterior

Semana Nacional de Trânsito: como suas ações no trânsito podem impactar positivamente

Próximo Artigo

Veículos que não participarem de recall terão licenciamento e venda impedidos

Escreva um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *