Compreendendo o Rodízio de Veículos em São Paulo
Tem dúvidas sobre o funcionamento do rodízio de veículos em São Paulo? Quer saber quais os horários, quais placas podem circular e quem tem direito à isenção? Vamos esclarecer tudo para você!
Se chegou até aqui, provavelmente busca evitar dores de cabeça…
Então, uma dica valiosa: sabia que a plataforma Consulta Placa oferece a maneira mais prática para evitar problemas ao adquirir veículos usados e seminovos?
Com a consulta, você verifica dados cadastrados, descobre se o veículo é de leilão, se já sofreu sinistros, roubo, se possui restrições e muito mais. Tudo isso apenas informando a placa!
Qual a função do rodízio de veículos em SP?
O Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores, popularmente chamado de rodízio municipal, é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo. Seu principal intuito é diminuir o tráfego de veículos para melhorar as condições de trânsito e reduzir a poluição atmosférica.
O rodízio é aplicado exclusivamente na região do Centro Expandido de São Paulo, circunscrito pelo Minianel Viário da cidade.
Como funciona o rodízio?
O rodízio municipal é vigente de segunda a sexta-feira, restringindo a movimentação dos veículos com base no último dígito da placa. A cada dia útil, um determinado grupo de veículos é proibido de rodar na área central de São Paulo durante horários de pico.
Normalmente, o rodízio não ocorre nos finais de semana e feriados, exceto em casos excepcionais definidos pelo governo.
Qual é o horário do rodízio em SP?
Os horários do rodízio em São Paulo são:
- Manhã: das 7h às 10h
- Tarde: das 17h às 20h
Placas proibidas de circular em cada dia
O rodízio aplica-se a veículos de outras regiões?
Sim, as regras do rodízio se estendem a todos os veículos que circulam no Centro Expandido, independentemente de suas cidades ou estados de origem.
Penalidades por desrespeitar o rodízio
A violação do rodízio resulta em uma infração média, implicando uma multa de R$ 130,16 e 4 pontos na CNH.
Como solicitar a isenção de rodízio em SP?
Para requerer a isenção de rodízio, acesse este link para instruções detalhadas.
Quem pode solicitar a isenção?
Pessoas e categorias de veículos, como transporte coletivo, motocicletas, táxis, ambulâncias, serviços de emergência e veículos de reportagem, entre outros, podem obter a isenção mediante prévio cadastro.
Para aqueles interessados em saber mais sobre como registrar veículos isentos do rodízio, consulte o link mencionado anteriormente!
Essas são as informações cruciais sobre o rodízio em São Paulo. Compartilhe este artigo com quem também tem interesse!