Quer saber mais sobre as categorias de habilitação? Confira aqui como cada uma delas funciona e como você pode realizar a troca da categoria da sua CNH.
Está tirando sua primeira habilitação? Veja esta dica indispensável:
Considere adquirir um veículo usado para ter mais conforto gastando menos. O mercado oferece muitas boas opções de veículos usados, só é preciso saber escolher para evitar [golpes e problemas].
Para isso, você pode contar com a ajuda da Consulta Placa para realizar uma verificação completa do histórico do veículo.
As categorias de habilitação determinam os tipos de veículos que o motorista pode operar!
Exploração das categorias de habilitação
ACC – Ciclomotores
Apesar de constar nesta lista, a ACC não se configura como uma categoria de habilitação, mas sim como uma Autorização para Conduzir Ciclomotores.
Poucas pessoas sabem, mas essa autorização é obrigatória para a condução de patinetes e bicicletas elétricas.
Além disso, muitos proprietários de [Scooters] optam por obter a ACC em vez da CNH A, mas é importante observar estas duas condições:
- O veículo deve ter, no máximo, 50 cilindradas.
- A velocidade máxima alcançada não pode ultrapassar 50 Km/h.
Esse tipo de autorização é mais fácil e barato de se obter em comparação com uma CNH tradicional, mas possui validade de apenas 1 ano.
A – Motos
A CNH de categoria A permite ao motorista conduzir motos de qualquer cilindrada ou velocidade, bem como triciclos e todos os veículos abrangidos pela ACC. Resumindo, essa categoria é destinada a operar veículos de duas ou três rodas.
B – Veículos de carga leve
A CNH categoria B é a mais comum, habilitando o motorista a conduzir carros e qualquer veículo de quatro rodas com até 3,5 toneladas de peso bruto total e capacidade para o motorista e até oito passageiros.
Quem possui CNH B também pode dirigir reboques e motorhomes, desde que respeitadas as regras de capacidade e número de passageiros. Para motorhomes, o peso máximo permitido é de 6 toneladas.
C – Veículos de carga média
Motociclistas da categoria C podem conduzir qualquer veículo da categoria B, além de veículos de carga com mais de 3,5 toneladas. Isso inclui tratores, máquinas agrícolas e pequenos caminhões.
D – Ônibus e micro-ônibus
A categoria D autoriza o condutor a operar todos os veículos das categorias B e C, além de veículos que transportem mais de oito passageiros, como ônibus, micro-ônibus e vans.
E – Veículos de carga pesada
Motoristas com CNH categoria E podem dirigir todos os veículos das categorias B, C e D, incluindo caminhões, carretas, reboques e trailers. Vale ressaltar que a CNH E não autoriza a condução de motocicletas e ciclomotores, devido à especificidade dessas categorias para veículos de duas ou três rodas.
Regras para troca de categoria da CNH
Para modificar a categoria da CNH, o motorista deve completar as 20 horas de aula, passar no teste de direção e no exame de aptidão física e mental, sem ter cometido mais de uma infração gravíssima nos últimos doze meses.
Além desses requisitos, há um tempo mínimo e uma idade específica, quando necessário:
1 – De A para B
Não há prazo nem idade mínima.
2 – De B para C
É preciso ter 1 ano de CNH B, sem idade mínima.
3 – De C para D
São necessários 2 anos com CNH B e 1 ano com CNH C, além de ter, no mínimo, 21 anos.
4 – De D para E
Requer 2 anos com CNH C e 1 ano com CNH D, além de, no mínimo, 21 anos.
*Obs: não é possível transferir diretamente uma CNH A para outra categoria, exceto a B.
Para detalhes sobre o processo de troca de categoria em seu estado, visite o site do Detran local. Isso porque cada Detran possui uma maneira distinta de oferecer seus serviços, o que pode gerar variações no processo de um estado para outro.
Normalmente, para alterar a categoria da sua CNH, você precisará participar de aulas teóricas e práticas específicas da nova categoria e ser aprovado nos testes. O custo dependerá da mudança desejada e das taxas impostas pelo Detran.
Explore os links a seguir para acessar o Detran do seu estado clicando na sigla correspondente:
AC AL AP AM BA CE DF ES GO MA MT MS MG PA PB PR PE PI RJ RN RS RO RR SC SP SE TO
Siga nossas redes sociais: