Olá, motorista, tudo bem com você?
Todo mundo sabe que é obrigatório ter uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou PPD (Permissão para Dirigir) para circular nas vias públicas. Contudo, existem outras informações relevantes em sua carteira, como o RENACH. Já ouviu falar dele?
Se não conhece, é essencial que saiba do que se trata. Vamos explicar tudo sobre o RENACH e como consultá-lo!
O que é o RENACH?
O RENACH é como um banco de dados que guarda informações de trânsito de todos os motoristas, futuros motoristas e ex-motoristas do Brasil. A sigla significa Registro Nacional de Carteira de Habilitação e abrange não só motoristas já habilitados, mas também aqueles com PPD e pessoas em processo de habilitação. Vamos entender as diferenças entre CNH, PPD e RENACH.
RENACH, PPD e CNH: Qual a diferença?
Primeiro, vamos diferenciar a PPD da CNH. Ao iniciar o processo de habilitação, precisa-se passar por exames médicos, aulas teóricas e práticas e finalmente o exame prático. Após aprovação, recebe-se a PPD com validade de um ano. Sem infrações graves nesse período, será possível obter a plena CNH, que confirma a aptidão para dirigir.
Já o RENACH é um sistema de informações sobre condutores, com um código na CNH diferente do número de registro, guardando histórico desde o início do processo até eventuais suspensões.
Como encontrar o RENACH na CNH?
O RENACH está no canto inferior direito do verso da CNH, sob o campo “Data de Emissão”. Sempre começa com a sigla do estado onde a carteira foi emitida, como “SP” para São Paulo ou “MG” para Minas Gerais. Lembre-se, o número de registro da CNH é diferente do RENACH.
Para que serve o RENACH?
O RENACH auxilia os órgãos de trânsito a acessar rapidamente informações do condutor e verifica pendências, como multas e exames médicos. Isso inclui CNHs cassadas ou suspensas, facilitando aplicar penalidades aos motoristas reincidentes.
Informações de habilitação
Desde o início do cadastro em uma autoescola, as informações estão no RENACH, incluindo resultados de exames teóricos e práticos. O sistema também julga se uma pessoa é um aspirante ou já tem a CNH. Dados cadastrais e estado atual da CNH (em dia, cassada, etc.) ficam inclusos.
Registro de penalidades
No RENACH, constam multas e pontos na CNH. Importante lembrar que as penalidades só são registradas após processos de recurso negados.
Exames médicos
Informações sobre a aptidão física e mental do motorista, necessárias para iniciar a habilitação, estão no RENACH. Eventos especiais, como exames toxicológicos obrigatórios para categorias C, D e E, também são registrados.
Como consultar o RENACH?
É simples e rápido. Contudo, a principal utilidade é apoiar os órgãos de trânsito, que têm acesso completo. Ainda assim, motoristas podem conferir algumas informações acessando o site do Detran do estado de registro de sua CNH, procurando por “Habilitação” e inserindo o número do RENACH.
E quanto ao IPVA, licenciamento e débitos?
Infelizmente, consultas referentes a IPVA, licenciamento e débitos, relacionados ao veículo, não podem ser feitas através do RENACH. Contudo, é possível monitorar informações e pagar débitos com o app Consulta Placa. O aplicativo oferece praticidade direto do celular, facilitando o acompanhamento da CNH e débitos parcelados.
Conheça mais nas redes sociais: