Precisa saber se um veículo foi sinistrado (batido)? Então continue lendo para descobrir como consultar a placa do carro e realizar uma pesquisa de sinistro.
O que é um sinistro?
Conforme definido no dicionário, sinistro é um termo que pode significar desastre, dano material ou prejuízo causado a algum bem segurado. No setor automotivo, é utilizado pelas seguradoras para referir-se a algum acidente ou dano estrutural sofrido pelo veículo devido a roubo/furto ou até mesmo enchentes.
Quais são os tipos de sinistro?
Os sinistros podem ser classificados como parciais ou totais. No caso de sinistros parciais, após um acidente, os danos podem ser reparados, e os custos não excedem 75% do valor de mercado do veículo. Já para sinistros totais, conhecidos como PT (Perda Total), não compensa reparar o automóvel, e o proprietário recebe a indenização total da seguradora.
Realize a pesquisa de sinistro para verificar se o veículo já foi indenizado pela seguradora!
Faça a consulta da placa do carro para acessar todo o histórico:
Por que é essencial saber se o veículo foi sinistrado antes de comprar?
Veículos usados podem ter passado por sinistros parciais, o que pode reduzir seu valor de mercado. Ao adquirir um veículo sem realizar a pesquisa de sinistro e uma avaliação adequada, o comprador pode enfrentar prejuízos financeiros sem estar ciente do estado real do carro. Saiba como avaliar e descobrir se o veículo de seu interesse já sofreu algum tipo de sinistro, como colisão ou enchente.
Sinistros deixam marcas nos veículos, identifique-as!
Comprar um carro usado pode ser uma caixinha de surpresas. Transações em concessionárias oferecem maior segurança, pois são reguladas pelo Código de Defesa do Consumidor. Contudo, ao comprar de particulares, é fundamental redobrar os cuidados, já que sinistros anteriores podem deixar “cicatrizes” quase imperceptíveis.
Como identificar se um veículo foi sinistrado antes de comprar?
Realize uma vistoria detalhada
A primeira recomendação é contratar um profissional para realizar uma vistoria completa no carro. Ela deve ser feita com o veículo limpo e seco, em um ambiente bem iluminado, para detectar eventuais diferenças de tonalidade na pintura. Utilize os dedos para dar leves pancadas na lataria e verificar diferenças no som. Também explore possíveis ondulações ou diferenças nos cantos, que podem indicar que o carro já sofreu um acidente.
Examine os documentos
Se encontrar as palavras “Sinistro” ou “REM” na documentação do veículo, considere não prosseguir com a compra ou renegociar o preço, oferecendo cerca de 20 a 30% a menos.
Outros tópicos que podem te interessar:
- O que é chassi remarcado (REM)?
- Vale a pena comprar um carro batido?
- É melhor vender ou recuperar o carro após um acidente?
Não esqueça de consultar a placa do carro
Por último, é imprescindível consultar a placa do veículo que planeja comprar. A consulta da placa permite acessar todo o histórico do veículo, incluindo informações sobre sinistros, leilões, histórico de roubo e furto, restrições e muito mais.
Realize a consulta completa com a Consulta Placa e adquira veículos usados com mais segurança.
Por fim, o vendedor pode adotar uma postura honesta e informar sobre os sinistros ocorridos com o carro, permitindo uma negociação justa. Nesse caso, avalie o custo/benefício.
Siga nossas redes sociais para mais dicas:
- Instagram: Consulta Placa no Instagram
- Facebook: Consulta Placa no Facebook
- YouTube: Consulta Placa no YouTube