Os entusiastas de caminhonetes podem reviver a história de alguns dos principais modelos que dominaram o mercado brasileiro nas últimas décadas. Vamos explorar as características de alguns clássicos que ainda habitam a memória de muitos motoristas – alguns destes modelos ainda são vistos pelas ruas. Confira!
Modelos de Caminhonetes Icônicas
- Chevrolet Montana Sport
- Volkswagen Saveiro TSi
- Ford Courier Sport
- Fiat Strada Sporting
- Ford Pampa 4×4
- Chevrolet S10 Champ 98
- Dodge Dakota R/T
- Mitsubishi L200 Savana
- Volkswagen Amarok V6
- Toyota Hilux GR-Sport V6
Chevrolet Montana Sport
Concorrendo diretamente com a Fiat Strada e Toro, a nova Chevrolet Montana passou por uma remodelação e, ao ser lançada, tornou-se um forte concorrente no segmento. Inspirada nas caminhonetes step-sides dos EUA, a Montana foi introduzida no Brasil em 2003, destacando-se por seu design inovador e caçamba elevada.
Construída sobre a plataforma Corsa C, contava com uma suspensão dianteira montada em subchassi e molas helicoidais na traseira. Diferente das demais compactas de cabine simples, sua cabine oferecia maior espaço e acessórios de série em abundância.
O modelo Montana Sport apresentava um motor 1.8 flex de 109 cv, reconhecido por sua robustez. A dirigibilidade era um ponto forte, proporcionando conforto ao motorista.
Volkswagen Saveiro TSi
A Saveiro TSi, querida pelo público jovem, é notável pelo motor esportivo 2.0 de oito válvulas, utilizado pelo Gol GTI até 1996. Com 111,5 cv, possuía rodas de liga leve aro 15, suspensão firme, faróis de dupla parábola e lanternas escurecidas. Airbag para o motorista e bancos Recaro eram opcionais.
A versão G3 trouxe um motor 2.0 sem uma variação esportiva dedicada. Entretanto, a Saveiro TSi se mantém marcante na memória dos brasileiros.
Ford Courier Sport
A Ford Courier Sport competiu na Copa DTM Pick-up, impressionando com sua esportividade não apenas visual. Entre 2001 e 2007, várias Courier 1.6 Rocam disputaram corridas, sendo uma introdução ao mundo do automobilismo.
Em 2001, a Ford lançou a Courier Sport de rua, equipada com motor 1.6 Rocam e suspensão recalibrada. Esteticamente, apresentava uma grade de colmeia exclusiva e rodas de liga semelhantes à XL.
Fiat Strada Sporting
Destacando-se como a caminhonete mais vendida no Brasil, a Fiat Strada tem capturado o mercado desde 1996. Destaca-se a versão Adventure, um dos primeiros compactos aventureiros do país.
Lançado posteriormente, o modelo Sporting com motor E.Torq oferecia uma aparência esportiva, embora diminuindo a capacidade de carga.
Ford Pampa 4×4
O clássico Ford Pampa 4×4, robusto e simples, marcou seu espaço desde 1984. Durante os anos de atividade, destacava-se pelo motor 1.8 AP da Volkswagen, complementando a falta do desempenho do motor 1.6 CHT. A opção de tração 4×4 era pensada especialmente para o uso rural.
As restrições impostas pelo sistema para pisos de baixa aderência eram cruciais, refletindo nas condições de segurança. Contudo, a indevida utilização acabou manchando a reputação do modelo perto de 1993.
Chevrolet S10 Champ 98
Lançada em 1995, a Chevrolet S10 foi a primeira caminhonete média nacional, fortalecendo um segmento em crescimento. Inicialmente, com motor 2.2 a gasolina, e mais tarde com motor 2.5 turbodisel, ambos vistas como modestas. Com o V6 Vortec 4.3, a potência chegou a 180 cv e 34,7 kgfm.
A S10 Champ 98 era dotada de motor V6 com diversos acessórios, criada em homenagem à Copa do Mundo de 1998.
Dodge Dakota R/T
Revolucionando o mercado brasileiro em 2000 com seu motor V8 5.2 Magnum de 226 cv, a Dakota R/T valorizava força, superando a S10 V6.
Mitsubishi L200 Savana
Renomada por sua participação em rallies, a Mitsubishi L200 Savana se destaca nas trilhas com suas especificações, como snorkel e pneus lameiros.
O que é o Rally dos Sertões?
É uma competição automotiva em ambientes abertos, percorrendo diversas partes do Brasil. Conhecido por promover diversidade nos biomas, ele inclui várias categorias veiculares.
Volkswagen Amarok V6
A Amarok se destacou por sua dirigibilidade, especialmente após a introdução do motor V6 3.0 turbodiesel, culminando em 2018 com 258 cv.
Toyota Hilux GR-Sport V6
Apesar de não atingir o sucesso de vendas esperado, a Hilux GR-Sport V6 apresentou excelentes capacidades de potência e suspensão, marcos na linha Toyota.
Para mais informações e novidades, siga-nos nas redes sociais: