Olá, motorista! Tudo certo? Quer saber melhor o que um seguro de carro oferece? Estar bem informado sobre isso é essencial antes de escolher a cobertura que atende suas necessidades. Afinal, existem diferentes modalidades de seguros que variam conforme o serviço contratado.
Para auxiliá-lo, a Consulta Placa listou as principais coberturas tanto para planos básicos, quanto para aqueles mais completos. Confira abaixo o que o seguro não cobre e veja um passo a passo de como contratar sua proteção.
Entendendo a Cobertura do Seguro de Carro
O seguro de carro define as situações nas quais você estará protegido ao contratar o serviço. Quando um dos eventos listados ocorre, ele é denominado sinistro, e você pode solicitar uma indenização à seguradora, que irá avaliar se o pagamento do benefício será aprovado.
A cobertura do seguro auto pode incluir: furto, colisão, roubo e incêndio. Ao contratar um seguro, a coberturam frequentemente abrangem um ou mais riscos.
Conheça as Coberturas Básicas do Seguro
As coberturas básicas para seguro de veículo consideram o estado do automóvel. Também conhecidas como coberturas de casco, elas se referem a tudo que possa danificar o carro. As principais proteções incluem:
- Furto ou roubo, parcial ou total, do veículo;
- Danos por enchente, alagamento ou inundação, inclusive em garagens subterrâneas;
- Colisão, derrapagem e capotagem;
- Acidentes durante transporte do veículo;
- Prejuízos causados por terceiros, mesmo que esporádicos ou involuntários;
- Queda de objetos, como vasos ou pedras, no veículo;
- Danos causados por raios, vendavais, granizo, terremotos, ou ressacas.
Essas situações variam conforme a seguradora e a modalidade selecionada, além da proteção de terceiros, que cobre danos a outros veículos ou pessoas. Muitos motoristas também perguntam se o seguro cobre motor. Normalmente, a cobertura só é válida se o motor for danificado em acidente, sem incluir ocorrências de fundição e manutenção.
O que é Cobertura Adicional?
A cobertura adicional abrange tudo que o motorista deseja incluir na apólice, além das proteções básicas. As opções variam entre seguradoras, mas exemplos comuns incluem:
- Carro reserva;
- Danos a faróis, vidros, lanternas e retrovisores;
- Acessórios, como aparelhos de imagem ou som;
- Proteção do kit gás em casos de roubo, incêndio ou colisão;
- Expansão da extensão de perímetro de cobertura para alguns países.
O que o Seguro de Veículo não Cobre?
Embora haja muitas coberturas abrangentes, algumas situações não são inclusas e devem ser listadas no contrato, tais como:
- Trafegar em vias, estradas ou ruas não autorizadas, além de praias ou áreas ribeirinhas sem permissão;
- Danos por ataques de guerra, terrorismo, ou ações de autoridades militares/civis;
- Condução por motoristas com CNH suspensa, cassada ou vencida;
- Problemas mecânicos causados por falta de manutenção em um veículo não são cobertos.
Como Descobrir o que o Seguro Cobre?
Agora que você entende o que o seguro não cobre, é hora de verificar o que ele cobre. O primeiro passo é ler a apólice para ver todas as situações protegidas. Em caso de dúvidas, contate a seguradora.
Se não fizer nenhum pedido especial, os seguros tipicamente cobrem as partes básicas mencionadas, podendo incluir alguma proteção extra. Lembre-se de que as apólices podem ser ajustadas conforme as necessidades do motorista.
Simplifique a Escolha do Seguro com o Super App da Consulta Placa
Entendeu melhor sobre seguros de carro e quer contratar essa proteção para facilitar sua vida? Com o Super App da Consulta Placa, você pode realizar cotações e encontrar a melhor opção de seguro em poucos cliques, escolhendo entre planos básicos ou completos.
Conecte-se nas redes sociais: