O mundo dos automóveis e seus documentos está repleto de siglas, como IPVA, DPVAT, RENAVAM, CRV e CRLV. Algumas dessas siglas têm variações, sendo o CRLV-e um bom exemplo disso.
Compreender o significado dessa sigla é crucial para estar por dentro das normas sobre licenciamento, registro e posse de veículos. Pensando nisso, elaboramos este guia para que você entenda tudo sobre o CRLV-e. Vamos conferir?
O que é CRLV-e?
O CRLV, ou Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, possui uma versão eletrônica chamada CRLV-e. Este documento digital comprova o registro e a propriedade de um veículo.
No cotidiano, ele é frequentemente chamado de licenciamento ou simplesmente documento do carro. Até 2016, era obrigatório portar esse documento físico no veículo para fins de fiscalização, mas isso mudou com a possibilidade de acessá-lo eletronicamente.
Em 30 de dezembro de 2019, a Deliberação Nº 180 do Conselho Nacional de Trânsito, publicada no Diário Oficial da União, determinou que os proprietários de veículos não receberiam mais a versão impressa do CRLV.
“Art. 2º: O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV-e) será expedido em substituição ao CRLV em meio físico, conforme estabelecido pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).”
A Deliberação 180 também afirma:
“Art. 7º: A expedição do CRLV-e, sem obrigatoriedade de impressão, deve ser implementada em todo o território nacional até 30 de junho de 2020, com possibilidade de antecipação.”
Assim, a partir de 30 de junho de 2020, o CRLV físico foi substituído pelo CRLV-e.
CRLV-e e CRLV Digital
Embora alguns possam achar que são termos distintos, na verdade, ambos se referem ao mesmo documento. O -e na sigla indica o caráter eletrônico do CRLV. Devido ao seu acesso digital, muitos se referem ao documento como CRLV Digital, Licenciamento Digital ou até mesmo como documento digital do carro.
O que é o código de segurança do CRLV-e?
O código de segurança consiste em uma sequência de onze números, disponível no CRV, ou Certificado de Registro do Veículo. Esta sequência pode ser localizada na parte superior direita, logo abaixo do número do CRV.
Como emitir o CRLV-e?
Há três maneiras de emitir o CRLV-e: pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, pelo site do Detran ou em uma unidade física do Detran.
Através do aplicativo, o processo é rápido e simples. Você precisará acessar o CRV, baixar o app na loja de aplicativos, adicionar o veículo e baixar o documento. A desvantagem é a necessidade de espaço livre no celular, o que pode ser um problema para alguns usuários.
Pelo site do Detran, o processo é semelhante, mas pode variar conforme o estado, já que cada unidade da federação possui um site diferente.
Optando por ir a um posto do Detran, será necessário agendar um horário e apresentar alguns documentos para conseguir emitir o CRLV-e.
Consulte e emita de forma fácil
Sabia que é possível emitir o CRLV-e com mais facilidade e agilidade? A Consulta Placa, além de oferecer as principais informações sobre um veículo, disponibiliza serviços adicionais para tornar sua consulta mais completa.
Você não precisa baixar nenhum aplicativo ou visitar o Detran da sua cidade. Oferecemos esse serviço de maneira mais prática e rápida, otimizando sua experiência e poupando seu tempo.
Agora que você está por dentro do CRLV-e, que tal se aprofundar para entender a diferença entre ele e o CRV?