Correia Dentada vs. Corrente: Qual é a Opção Ideal?

Conheça as Vantagens e Desvantagens dos Sistemas de Sincronismo em Motores de Carros

Os motores de combustão interna possuem diversas peças que necessitam operar de forma sincronizada, sempre no mesmo ritmo. Atualmente, existem dois principais tipos de sistemas de sincronismo usados em automóveis: corrente e correia dentada. Mas qual a diferença entre eles e qual é o melhor?

Tanto com correia dentada quanto com corrente, o sistema de sincronismo assegura que as válvulas de admissão e exaustão abrem e fecham no momento certo, enquanto os pistões se movem para cima e para baixo devido às explosões dentro dos cilindros. O objetivo, independente do tipo, é manter o sistema de distribuição mecânica do motor sincronizado.

Correia dentada ou corrente

O que é Correia Dentada?

A correia dentada transfere o movimento do virabrequim para o comando das válvulas. Normalmente, são feitas de borracha e reforçadas com cordonéis de fibra de vidro e dentes revestidos em nylon emborrachado. A principal vantagem da correia dentada é o custo, que é significativamente menor comparado à corrente de sincronismo.

Como desvantagens, a correia dentada possui uma menor durabilidade, necessitando de mais atenção aos prazos de manutenção. Além disso, cada troca da correia dentada requer a substituição conjunta do rolamento tensionador.

O que é correia dentada?

Correia Dentada Banhada a Óleo: O que é?

Alguns motores mais modernos utilizam a correia dentada banhada a óleo. Com lubrificação, este tipo de correia sofre menos desgaste e requer menos manutenção, equilibrando o custo-benefício da correia tradicional com a durabilidade similar à da corrente de sincronismo.

Quando Trocar a Correia Dentada?

Cada motor de veículo possui uma especificação determinada pela fábrica, o que impede definir um prazo comum para todos os modelos. Em geral, a correia dentada deve ser inspecionada visualmente por um mecânico a cada 10 mil quilômetros ou 1 ano. O profissional deve buscar sinais de cortes ou desgaste excessivo que indiquem a necessidade de substituição.

A troca preventiva deve ser realizada, em média, a cada 60 mil quilômetros. Em casos de uso severo do carro, esse intervalo deve ser reduzido pela metade. A correia dentada banhada a óleo pode ser substituída a cada 240 mil km, conforme o projeto do motor do veículo. Portanto, consulte e sempre siga os prazos indicados no manual do proprietário.

Se a correia dentada não for substituída dentro dos prazos recomendados pelo fabricante, o motor pode apresentar problemas, como marcha lenta irregular e baixo desempenho, até um choque entre válvulas e pistões, causando grandes prejuízos ao proprietário.

Correia dentada ou corrente

O que é Corrente de Sincronismo?

A corrente de sincronismo tem o mesmo objetivo da correia dentada: manter o sistema de distribuição mecânica funcionando uniformemente. No entanto, a corrente é feita de material metálico, sendo mais resistente e apresentando maior durabilidade, o que reduz o custo com manutenção.

Se as manutenções do veículo forem realizadas corretamente – especialmente trocas de óleo e filtro de óleo do motor –, a corrente de sincronismo pode durar tanto quanto o motor do carro, sem necessidade de troca. Caso seja preciso substituir, o custo é consideravelmente maior do que o de uma correia dentada.

No final das contas, não há como definir qual é melhor entre correia dentada e corrente. Cada uma tem características únicas, e a escolha depende do fabricante do motor, que considera os elementos técnicos mais adequados ao projeto do veículo. Independentemente do tipo de sincronismo do motor, a regra principal é manter a manutenção preventiva em dia para evitar problemas e custos desnecessários com reparos.

Agora que você conhece as vantagens e desvantagens da correia dentada e da corrente de sincronismo, que tal explorar outros conteúdos sobre manutenção automotiva, impostos, lançamentos e legislação de trânsito? E se precisar consultar débitos de veículos, conte com a Consulta Placa para facilitar o pagamento de licenciamento, IPVA e multas em até 12x!

Imagens: Freepik e Envato

Redes Sociais:

Artigo Anterior

Entenda o Funcionamento do Sistema de Multas [Modelo Gratuito]

Próximo Artigo

Descubra os cuidados essenciais para seu veículo durante o verão

Escreva um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *