O universo dos automóveis está repleto de mitos e histórias que, repetidas ao longo dos anos, acabaram se consolidando como verdades incontestáveis, sendo passadas de geração em geração. Contudo, entre tantas informações, algumas são realmente baseadas em fatos. Hoje, vamos esclarecer três dessas questões relacionadas à partida do carro. Continue lendo!
Ar-Condicionado
Nos últimos 15 anos, os sistemas de ar-condicionado dos veículos passaram por grandes evoluções, e alguns modelos agora são até mesmo auto-reguláveis. Por isso, em carros mais recentes, não é mais necessário desligar o ar-condicionado antes de parar o carro ou antes de ligá-lo novamente. Carros mais antigos, com carburador, precisavam de toda a carga para dar partida, mas os veículos fabricados nos últimos 15 anos foram projetados para funcionar mesmo com carga insuficiente. Além disso, o ar-condicionado só é acionado automaticamente após alguns minutos, liberando força para o motor inicialmente.
Pé na Embreagem
Aqui vale o princípio da precaução. Em alguns modelos com câmbio manual, o motor só dá partida quando o pedal da embreagem é acionado, mas nem todos os modelos têm essa exigência. Então, a dica é: ao ligar qualquer carro manual, sempre pise na embreagem. Esta prática evita sobrecarregar o motor, especialmente o motor de arranque, preserva a bateria e facilita a partida. E, se por acaso você ou quem dirigiu antes esqueceu o carro engatado, ao pisar na embreagem, você pode evitar uma colisão indesejada.
Faróis
Para não sobrecarregar a bateria do seu veículo, é recomendado que os faróis sejam ligados apenas após o carro ser ligado. Portanto, lembre-se de desligá-los assim que sair do veículo.
Dicas simples e rápidas como estas ajudam a manter seu carro em perfeito funcionamento e evitam manutenções inesperadas. Quer saber mais? Continue acompanhando nosso blog e não perca nenhuma informação valiosa!
Fontes: Revista Autoesporte e Globo.com
Redes Sociais: