Painéis de Motos: Conectividade e Tecnologia
Tradicionalmente, o painel de uma moto não era destaque entre suas características. No entanto, atualmente, as fabricantes de motocicletas têm acompanhado a tendência global de conectividade. Inspiradas no sucesso automotivo, as centrais multimídias com espelhamento de smartphones já são realidade em alguns modelos, integrando-se aos painéis devido ao espaço físico limitado.
Antigamente, os painéis das motos exibiam apenas alguns mostradores analógicos para velocidade e rotação do motor, além de alguns indicadores de marcha e setas. Hoje, eles evoluíram para telas coloridas, sensíveis ao toque e com tamanhos generosos, oferecendo uma experiência semelhante a um tablet.
A conectividade vem como uma evolução natural destes equipamentos. Faz sentido que o painel da moto possa se integrar ao smartphone, permitindo que motociclistas usem aplicativos como Waze, Spotify, WhatsApp e façam chamadas, entre outros.
A pioneira Honda GL 1800 Gold Wing foi a primeira a adotar o Apple CarPlay em 2018 e, a partir de 2020, incorporou o Android Auto em todas suas versões. Um detalhe interessante é que os proprietários das versões 2018 com Apple CarPlay podem atualizar o software para integrar o Android Auto gratuitamente, direto em uma concessionária ou até mesmo em casa.
Outro modelo da Honda, a CRF 1100L Africa Twin, também oferece espelhamento de smartphones iOS e Android. Este modelo facilita o uso de aplicativos de navegação e exibição de informações no painel, além de realizar chamadas, necessitando de um capacete com fones e microfone Bluetooth.
Alguns modelos da Harley-Davidson, desde 2021, já saem de fábrica com Apple CarPlay e Android Auto, integrados ao sistema Boom Box GTS nos modelos Touring, Trike e CVO. Semelhante à Honda, a Harley começou com o Apple CarPlay em 2018 e permite atualização gratuita nas versões mais antigas para incluir o Android Auto, o que pode ser feito de forma autônoma ou com auxílio de um revendedor autorizado.
Embora ainda seja necessário o uso de cabos para o espelhamento via Android Auto ou Apple CarPlay, esta tecnologia, que já é sem fio em muitos automóveis, deve em breve evoluir para as motos. O principal desafio é fornecer carga ao smartphone durante o espelhamento. Nos carros, a solução é o carregador por indução, mas nas motos o desafio é como e onde instalar um carregador deste tipo de modo que o celular permaneça estável durante o uso.
Solução Chinesa
A Zontes, marca chinesa que recentemente chegou ao Brasil, apresenta três modelos de motocicletas de média cilindrada com painel TFT que permite o espelhamento de smartphones. Diferente das opções tradicionais, a Zontes utiliza um aplicativo próprio que espelha a tela do celular no painel via conexão direta por wi-fi, eliminando o uso de cabos. Porém, é necessário que o celular esteja na posição horizontal para um funcionamento adequado.
Gostou do conteúdo? Para mais informações, siga a Consulta Placa nas redes sociais: Instagram, YouTube e Facebook!
Texto por: Alexandre Akashi