Olá, motorista! Tudo bem?
Sabemos que possuir um veículo no Brasil não é nada barato, especialmente nos tempos atuais. Por isso, uma alternativa que vem ganhando força e se tornando tendência no mercado é a assinatura de carros. Mas você sabe como esse modelo funciona?
Hoje, sua melhor fonte de informação, a Consulta Placa, vai explicar tudo sobre a assinatura de veículos e os motivos que tornam esse sistema tão popular entre os motoristas brasileiros.
De onde surgiu o carro por assinatura?
Antes de detalharmos o que é um carro por assinatura, é interessante entender os motivos do sucesso dessa modalidade no Brasil.
“Consulta Placa, isso é por causa do alto custo de ter um veículo, certo?”
Sim! Mas você sabe por que os veículos estão tão caros atualmente?
Bem, devido à pandemia, as medidas de distanciamento e revezamento nas montadoras desaceleraram a produção de novos veículos. Além disso, a pandemia também reduziu a oferta de matérias-primas necessárias para a produção, diminuindo ainda mais o ritmo produtivo.
Com isso, a demanda por carros seminovos e usados aumentou significativamente. Isso levou ao aumento dos preços no mercado, causando um fenômeno atípico. Você deve ter notado que veículos seminovos ficaram até mais valorizados do que quando foram lançados, antes da pandemia.
Com o aumento no valor de mercado dos veículos, o IPVA também subiu. Saiba como é calculado o IPVA 2022.
No cenário atual, os carros por assinatura surgiram como uma alternativa para enfrentar essas adversidades. Mas por que eles se mostram uma opção mais viável? Vamos explicar isso agora!
Como funciona o carro por assinatura?
Como o próprio nome sugere, os carros por assinatura funcionam como um sistema de assinatura, onde o motorista contrata o uso do veículo por um período pré-determinado.
Nesse sistema, o motorista aluga o veículo pagando uma mensalidade fixa para utilizá-lo por longos períodos. Assim, a utilidade do veículo se sobressai à posse do mesmo.
E não foram apenas os motoristas que se beneficiaram: as montadoras também, já que com o aumento no preço dos veículos, precisaram se reinventar para manter o ritmo de produção.
Principais diferenças para outros sistemas de locação
Ok, Consulta Placa, mas esse modelo de carro por assinatura não é a mesma coisa que alugar um veículo?
Bem, motorista, sim e não. A resposta pode ser confusa, mas estamos aqui para esclarecer as principais diferenças entre os dois modelos.
Assinatura e aluguel: quais as diferenças?
Quando dizemos que assinatura e aluguel são mais ou menos a mesma coisa, é porque a assinatura é uma variedade do aluguel. Contudo, apesar de ser uma submodalidade da locação tradicional, a assinatura de carros possui algumas características distintas.
A primeira delas é que, na assinatura de veículos, o carro é novo, ou seja, 0 km. Já no modelo tradicional de aluguel, é mais comum locar carros já usados, ou seja, com maior rodagem.
Além disso, o tempo de uso é um fator importante. Enquanto carros por assinatura são utilizados por períodos maiores, entre 12 a 24 meses, na locação tradicional se paga pelo uso em períodos curtos, geralmente em dias ou semanas.
Porém, o aluguel ainda pode ser uma estratégia interessante para quem está na dúvida entre comprar e alugar veículos. Depende das suas necessidades, motorista.
Motoristas de app podem ter carro por assinatura?
Infelizmente, motorista, ainda não é possível que motoristas de aplicativo utilizem os carros por assinatura para trabalhar. Essa notícia pode ser desanimadora para muitos que trabalham no trânsito.
No entanto, é importante ressaltar que é possível realizar o aluguel convencional para trabalhar como motorista de aplicativos. Essa opção é bastante interessante. A Consulta Placa separou algumas dicas de aluguel de veículos para motoristas de app que podem te ajudar se você estiver pensando nessa escolha.
Assinatura é financiamento leasing?
Não, motorista. O financiamento leasing é uma modalidade onde o motorista aluga o veículo pagando mensalidades ao banco, prática comum no exterior. No final do contrato, há a possibilidade de adquirir o veículo pagando juros menores.
E essa é a principal diferença para a assinatura de carros. Ao contrário do financiamento, na maioria das vezes (existem exceções, dependendo do contrato), não há a possibilidade de adquirir o veículo. Assim, o motorista paga mensalidades à montadora exclusivamente pelo uso do veículo.
Montadoras e carro por assinatura
Como mencionado, o sistema de carros por assinatura foi uma excelente solução para a crise automobilística, tanto para consumidores quanto para montadoras.
O sistema de mensalidades permitiu que essa indústria retomasse a demanda de produção, fornecendo uma opção viável para os motoristas.
Listamos aqui as principais montadoras que aderiram a esse sistema, bem como os principais modelos disponíveis em cada uma.
Renault
A Renault possui um sistema de assinatura chamado On Demand, onde é possível alugar quatro modelos de veículos:
- Kwid Zen 1.0
- Kwid versão Outsider 1.0
- Hatch Stepway
- SUV Duster
Quanto mais caro o valor do veículo, maior será sua mensalidade. No entanto, é possível reduzir a mensalidade dependendo do tempo de contrato.
A Renault oferece contratos de 12, 18, 20 e 24 meses. Quanto maior o tempo de garantia do contrato, menor o custo da mensalidade.
Volkswagen
A Volkswagen possui uma plataforma chamada Sign&Drive para que motoristas possam acessar os modelos de veículos por assinatura.
Na plataforma, é possível encontrar modelos SUV como o VW T-Cross Comfortline e o VW Taos Highline. O primeiro modelo, T-cross, possui mensalidades mais em conta, enquanto o segundo tem um custo mais elevado.
Fiat e Jeep
Fiat e Jeep disponibilizam seus carros por assinatura em uma plataforma chamada Flua!. Ambas as marcas usam a mesma plataforma, pois são do mesmo grupo, Stellantis.
A Fiat disponibiliza sete modelos de veículos, com o Fiat Mobi 1.0 sendo o mais acessível. A Jeep oferece modelos mais caros, com a maior mensalidade sendo a do Jeep Compass Limited TD350.
Uma característica interessante da plataforma é a disponibilidade de modelos para fins comerciais, como a Fiorino, muito utilizada por empresas de transporte de encomendas. Também é possível encontrar as picapes Fiat Strada e Fiat Toro, bastante utilizadas no setor agropecuário.
Carro por assinatura vale a pena?
Depende das suas necessidades, motorista. Se seu objetivo é apenas utilizar o carro a longo prazo, pagando menos e evitando a burocracia do IPVA, licenciamento e transferência, os carros por assinatura podem ser uma boa opção para você.
Nos carros por assinatura, o veículo já vem devidamente documentado, assegurado e com emplacamento, e em alguns casos, pode até ser entregue em sua casa. Ou seja, são algumas preocupações a menos.
É verdade que você terá que arcar com o abastecimento do veículo (e sabemos que a gasolina está cara) e eventuais problemas, como um para-choque quebrado ou pneu furado. Mas essas situações também podem ocorrer no aluguel tradicional.
Falando em aluguel tradicional, ele também pode ser uma boa opção, especialmente se você planeja alugar o carro por períodos curtos e não faz questão de um veículo 0 km.
Se preferir comprar seu veículo para ter mais autonomia, tudo bem também. O importante é que você organize sua vida e rotina como motorista.
E, por mais burocrático que o processo possa parecer, conte com a Consulta Placa para tornar esse processo simples e prático. Nossa missão é facilitar sua vida!
E aí, motorista, gostou do conteúdo?
Esperamos ter ajudado a tirar suas dúvidas sobre como funciona o sistema de carros por assinatura, suas principais vantagens e diferenças em relação a outros modelos, como financiamento e locação de veículos.
Se ainda restarem dúvidas ou se tiver alguma sugestão, deixe nos comentários.
Ah, e conte com a Consulta Placa para consultar o IPVA, licenciamento, pontos na CNH, pagar multas parceladas em até 12x e muito mais!
Siga-nos nas redes sociais:
- Instagram: https://instagram.com/consultaplaca_veiculo
- Facebook: https://facebook.com/consultaplaca.veiculo
- YouTube: https://youtube.com/@consultaplaca_veiculo