Mesmo motoristas menos experientes e mais distraídos conseguem identificar quando há um problema. As pastilhas de freio são itens de segurança fundamentais nos veículos e gritam (quase literalmente) quando precisam ser substituídas. No entanto, o ruído é apenas a ponta do iceberg. Com o término da vida útil das pastilhas, a segurança fica comprometida, pois elas são essenciais para a eficácia do sistema de frenagem. Para evitar tal situação, recomenda-se realizar uma manutenção preventiva do automóvel a cada 10 mil km, verificando os itens de desgaste.
CURIOSIDADES
O que provoca o barulho?
O primeiro indicativo: quando começa a se desgastar, a pastilha emite um som semelhante a um assobio. Se ultrapassar essa fase, ela produzirá um som estridente, indicando que perdeu aderência ao disco de freio, e o metal está em atrito com outro metal. Outra situação que pode causar o mesmo ruído é a baixa qualidade das pastilhas. Algumas marcas não aderem corretamente ao disco, e se isso ocorrer, a única solução é substituí-las por um produto de outra marca.
Todos os veículos possuem pastilhas de freio?
Sim! Contudo, modelos mais antigos e alguns populares mais recentes possuem o conjunto pastilha + disco apenas na parte dianteira. Na traseira, utilizam lona e tambor. Exemplos incluem VW Gol, Fiat Palio, Chevrolet Celta e Ford Fiesta.
Para mais dicas e informações, siga-nos em nossas redes sociais: