Saiba mais sobre esse tipo de pneu e se ele é uma boa escolha para você. O nome Run Flat, originário do inglês, refere-se aos pneus que conseguem rodar mesmo quando vazios. Esses pneus já estão disponíveis no Brasil e podem ser utilizados em automóveis nacionais. Aqui listamos suas principais características para que você conheça melhor as diferenças em relação aos pneus convencionais. Confira:
RUN FLAT
Vantagens:
- Em caso de perfuração ou vazamento, o pneu Run Flat permite que o veículo continue rodando por até 80 km a uma velocidade média de 80 km/h antes de ser necessário substituí-lo.
- Suas laterais são reforçadas, o que permite que o carro mantenha-se equilibrado mesmo se o pneu perder totalmente a pressão.
- Veículos que já saem de fábrica equipados com pneus Run Flat podem oferecer uma redução considerável em peso, visto que dispensam a necessidade de estepe, o que também pode contribuir para um menor consumo de combustível.
Desvantagens:
- Pode comprometer o conforto dos passageiros, pois são mais rígidos, fazendo com que as irregularidades da estrada sejam mais sentidas, além de gerar mais ruídos durante a rodagem.
- O custo é significativamente maior do que os pneus tradicionais, podendo ser até 40% mais caros.
- Se você planeja substituir pneus convencionais por Run Flat em um carro que não foi projetado para eles, ajustes na suspensão do veículo serão necessários.
- Caso a estrutura do carro não seja adequada para receber pneus Run Flat sem as devidas modificações, a dirigibilidade e estabilidade do veículo podem ser afetadas.
Saiba qual pneu escolher para seu carro
Se você quer entender mais sobre os diferentes tipos de pneus e qual é o mais apropriado para seu veículo, confira nosso material especial.
Fonte: Auto Esporte