Como Solicitar Recurso de Multa no Detran

Conforme as deliberações do Contran nº 234/2021 e 243/2021, é garantido o direito à defesa da autuação, à indicação do condutor e ao recurso contra a penalidade de multa para toda infração de trânsito cometida.

O Detran é o responsável pelo processamento desses procedimentos, que devem ser realizados dentro dos prazos estabelecidos e notificados adequadamente pelo órgão.

No Detran, o condutor que receber uma notificação de infração pode apresentar a defesa da autuação, identificar o condutor infrator, inclusive em processos administrativos em andamento, interpôr recurso contra a multa e apresentar sua defesa processual.

O recurso contra penalidade de multa é um meio legal de contestar uma multa. Para isso o cidadão precisa ter recebido a Notificação de Penalidade juntamente com a multa por infração à legislação de trânsito (MILT).

Como realizar o recurso contra penalidade de multa no DETRAN?

Para entrar com o recurso não é necessário apresentar defesa prévia (defesa da autuação) nem pagar a multa.

Para solicitar o recurso de penalidade, o condutor infrator deve acessar o site do Detran do seu estado, seguir as instruções fornecidas e anexar os documentos necessários de forma eletrônica.

Se a multa for aplicada por outro órgão de trânsito, o recurso deve ser direcionado a esse órgão e não ao Detran. Somente serão aceitos recursos pelo Detran em casos de multas aplicadas pela polícia militar.

O recurso também pode ser feito presencialmente ou enviado pelos Correios.

O que é a defesa da autuação?

A defesa da autuação é uma defesa prévia que indica erros ou inconsistências na notificação de autuação de infração de trânsito ou no auto de infração, buscando arquivar a infração antes da penalidade.

Este serviço pode ser realizado online, no site do Detran, pelos Correios ou presencialmente.

Documentos e formulários necessários para o recurso de multa no DETRAN

A documentação varia conforme o destinatário do auto da infração. O recurso contra penalidade de multa deve ser protocolado na primeira instância (JARI).

Segundo o Detran, os documentos necessários variam conforme quatro tipos de solicitantes:

  • Condutor identificado (consta no Auto de Infração de Trânsito – AIT): CNH do condutor, RG, CRLV-e, requerimento para recurso de multa, MILT e outros documentos comprobatórios, em cópia simples e original.
  • Veículo de pessoa física – proprietária: CNH do condutor infrator, RG, CRLV-e, requerimento para recurso de multa, MILT, outros documentos comprobatórios, originais e cópias simples.
  • Veículo de pessoa física – procurador do proprietário: CNH do condutor, RG do proprietário do veículo, procuração com firma reconhecida, RG do procurador, requerimento para recurso de multa, MILT, outros documentos comprobatórios, originais e cópias simples.
  • Veículo de pessoa jurídica – representante legal: CNH do infrator, RG do representante, contrato social, comprovação de representação, requerimento para recurso de multa, MILT, outros documentos comprobatórios, originais e cópias simples.

Quem deve entregar o recurso de multa?

O recurso pode ser entregue por qualquer pessoa na unidade.

Qual o custo para realizar o recurso de multa no DETRAN?

Este serviço é gratuito, não havendo custo envolvido.

Como consultar?

Para acompanhar o resultado do recurso, o cidadão deve acessar o serviço online “Solicitar e acompanhar recurso de penalidade (defesa prévia / advertência / Jari / Cetran)” no site do Detran do seu estado, desde que esteja cadastrado.

Outra opção é aguardar a chegada da carta enviada pelo Detran para o endereço cadastrado, com o resultado do recurso da Jari.

Conclusão

O cidadão tem o direito de se defender e recorrer de multas de trânsito, sem custo, junto ao DETRAN e outros órgãos fiscalizadores.

Nós, do Consulta Placa, dispomos de profissionais especializados para ajudar, gratuitamente, na preparação do recurso de multa. Entre em contato para agendar sua avaliação.

Acompanhe nossas redes sociais:

Artigo Anterior

Entenda o que é o DUT de motocicletas

Próximo Artigo

Uso de Celular ao Dirigir: Penalidades, Multas e Pontuação na CNH

Escreva um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *