Digite o título deste texto no Google e você será inundado por uma infinidade de respostas, desde as mais simples até algumas bastante originais, como polir lentes com creme dental. O desafio é que muitas sugestões prometem soluções rápidas e fáceis.
Polir faróis não é uma tarefa muito complicada. Envolve alguns passos, que podem ser trabalhosos, mas geralmente são simples de seguir. O resultado pode variar, dependendo da habilidade de quem realiza o serviço.
O processo de remoção do amarelado dos faróis é, em essência, a limpeza das lentes de acrílico. Esse amarelado é frequentemente causado pela exposição aos raios ultravioletas do sol, que desgastam a camada protetora de verniz. Em casos leves, é possível realizar o polimento manualmente em casa. Contudo, se o amarelamento for mais intenso, o ideal é buscar um serviço profissional. Para aqueles que se sentem confiantes em fazer a tarefa por conta própria, isso pode resultar em economia significativa, pois o serviço geralmente custa em média R$ 150.
A técnica de polimento dos faróis consiste em lixar a lente, preferencialmente utilizando uma máquina específica para polir acrílico, em vez das comuns para lataria de veículos. Quanto mais grave for o dano, mais grossa deve ser a lixa, diminuindo gradualmente até finalizar com uma lixa d’água bem fina (acima do número 1000).
Durante o lixamento, o verniz velho será eliminado e a lente ficará fosca. Alguns usam cera durante esta etapa para remover resíduos. O próximo passo é aplicar massa de polir e, por último, um verniz de boa qualidade para proteger a lente.
Recomenda-se realizar o serviço à sombra, em um dia não muito ensolarado. Para evitar que os faróis voltem a amarelar, deve-se evitar estacionar em locais expostos ao sol e limpar a lente regularmente, especialmente em áreas litorâneas devido à maresia, que é bastante corrosiva.
A seguir, detalhamos um guia passo a passo para recuperar faróis com amarelamento moderado. Recomendamos cautela na aplicação deste procedimento e, se necessário, aconselha-se recorrer a um profissional.
Material necessário:
- Fita crepe larga
- Flanelas de microfibra ou algodão
- Estopa
- Bucha macia ou esponja
- Sabão ou detergente neutro
- Borrifador de água
- Massa de polir
- Lixas d’água (1000 a 2000)
Passo 1
Escolha um local claro, mas à sombra, para realizar o procedimento. O calor direto do sol deve ser evitado, mas a iluminação deve ser suficiente para observar o progresso. Use uma bucha ou esponja com sabão para limpar a lente do farol e sua moldura. Enxágue e seque bem. Proteja a área ao redor da lente com fita crepe.
Passo 2
Antes do lixamento, borrife água na lente e molhe a lixa. Comece com a lixa 1000, fazendo movimentos horizontais e verticais, nunca circulares. Mantenha a lente úmida, borrifando água quando necessário. À medida que a lente ficar esbranquiçada, saiba que é normal. Limpe, então, utilize lixas mais finas, sempre mantendo a lente e a lixa úmidas para o melhor acabamento.
Passo 3
Finalize o lixamento lavando e secando bem a lente. Aplique a massa de polir com estopa em movimentos circulares. Após alguns minutos, realize o polimento com uma flanela de microfibra ou algodão, novamente em movimentos circulares, até a lente ganhar brilho. Uma máquina de polir pode ser utilizada, desde que sua velocidade esteja bem regulada para não danificar a lente.
Esse procedimento é cansativo e exige paciência, especialmente nas etapas de lixamento e polimento, conforme o nível de amarelamento dos faróis. Lembre-se de repetir o processo no outro farol, para garantir uniformidade.
Gostou de aprender sobre como manter seus faróis claros e brilhantes? Para mais dicas e conteúdo automotivo, visite nossas redes sociais: