Como Renovar sua CNH com Exame Médico: Guia Completo

Se você é um condutor com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), deve ficar atento à validade do documento para garantir que está em conformidade com a legislação e evitar multas por infrações.

Recentemente, os prazos de validade da CNH foram modificados: agora, ao invés de 5 anos, a renovação é necessária somente a cada 10 anos, proporcionando mais tranquilidade para os motoristas em relação a esse aspecto.

Apesar da extensão do prazo, ainda é crucial que os motoristas conheçam os procedimentos necessários para manter sua habilitação em dia. Isso inclui a realização de exames médicos obrigatórios, que são fundamentais para a renovação do documento.

Você sabe quais exames precisam ser realizados? Ou quais exames são necessários de acordo com a categoria da sua CNH? Pode haver penalidades para quem não realiza os exames e dirige mesmo assim?

Essas questões estão respondidas detalhadamente no artigo a seguir. Quer entender mais sobre os exames para renovação da CNH? Então, confira o artigo completo. Boa leitura!

Como funciona o processo de renovação da CNH?

Conforme mencionado, a renovação da CNH agora é necessária apenas a cada 10 anos, o que pode fazer com que os motoristas esqueçam os procedimentos necessários para essa renovação.

Para motoristas que não precisam alterar informações como adicionar, retirar ou mudar de categoria na CNH, o processo é bastante simples e rápido e pode ser realizado totalmente online, dispensando a ida a uma unidade do DETRAN.

Se esse é o seu caso, basta acessar o portal do DETRAN do seu estado e iniciar o processo na seção de Renovação da Carteira Nacional de Habilitação.

Os procedimentos, quando não há alteração de categoria, resumem-se aos exames médicos específicos para a sua categoria de CNH.

Após realizar os exames, o motorista deverá pagar a taxa de emissão da renovação da CNH e o custo de envio para sua residência.

Quais são os exames que preciso fazer para renovar a CNH?

Existem três exames para a renovação da CNH, mas nem todos os motoristas precisam realizar os três procedimentos. Vamos explorar cada um deles e as categorias que necessitam realizá-los:

  1. Exame médico de aptidão física e mental

    Este exame é obrigatório para a renovação em todas as categorias de CNH, de A a E. Geralmente, é um exame de vista simples, para verificar se o motorista necessita de óculos ou lentes de contato ao dirigir. Caso necessário, essa observação é incluída na CNH.

    Os valores do exame variam por estado.

  2. Exame psicotécnico

    Obrigatório para motoristas que utilizam o veículo para atividades remuneradas, podendo ser necessário para todas as categorias de CNH, similar ao exame médico.

    O exame psicotécnico avalia as aptidões mentais do motorista, assegurando que ele está apto mentalmente para exercer suas funções sem riscos para si mesmo ou para outros.

    Os custos do exame também variam conforme o estado.

  3. Exame toxicológico

    Exigido para motoristas com CNH nas categorias C, D e E. Motoristas que desejam adicionar essas categorias à CNH também precisam realizá-lo.

    O exame toxicológico detecta substâncias que possam comprometer a saúde e segurança do motorista e do trânsito em geral.

    Este exame não detecta consumo de álcool ou medicamentos, diferenciando-se do bafômetro.

Existe multa por dirigir com algum desses exames atrasados?

Assim como dirigir com a CNH vencida ou sem o documento, há penalidades para motoristas flagrados com exames atrasados.

Se os exames não estão atualizados, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê multa de R$ 1.467,35 e 7 pontos na CNH.

A infração é considerada gravíssima, e, geralmente, a multa para infrações desse tipo é de R$ 293,47, mas neste caso, há um fator multiplicador envolvido.

Tem alguma dúvida sobre os exames necessários para a renovação da CNH?

Para mais informações e dicas sobre trânsito, confira nossas redes sociais:

Artigo Anterior

Proibição nos EUA: Informações Essenciais Que Você Deve Conhecer Sobre o Tema

Próximo Artigo

Penalidade por Usar o Celular ao Volante

Escreva um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *