Olá, motorista! Tudo bem?
Com algumas modificações nas regras, agora é possível que certos estados ofereçam a opção de parcelar o IPVA atrasado. Essa é uma excelente oportunidade para regularizar suas dívidas de modo mais fácil.
Este artigo foi elaborado com informações sobre como parcelar o IPVA atrasado. A seguir, você encontrará alternativas para dividir o valor da pendência através da Secretaria da Fazenda ou do Super App da Consulta Placa. Além disso, abordamos as consequências de não quitar o tributo. Confira!
Como fazer o parcelamento?
Uma das formas de realizar o parcelamento do IPVA atrasado é por meio da Secretaria da Fazenda ou do Detran do seu estado. Além destas opções, você pode parcelar o débito rapidamente pelo Super App da Consulta Placa. Veja as instruções detalhadas de cada método a seguir.
Passo a passo na Secretaria da Fazenda
Quer saber como parcelar o IPVA atrasado pela Secretaria da Fazenda? Basta acessar o site do órgão ou do Detran de sua região e emitir uma guia que já inclui multas e a data atualizada de pagamento. Seguem as etapas para o estado de São Paulo:
- Acesse a página da dívida ativa da procuradoria do estado e forneça o CPF ou RENAVAM do veículo. Clique em “consultar” e, em seguida, em “consultar débitos”;
- Quando selecionar a forma de pagamento, você verá uma opção para “parcelamento”. Clique e escolha a quantidade de parcelas. Em São Paulo, é possível dividir o débito em até dez vezes;
- Por último, emita as guias de pagamento e o termo de adesão do acordo. Os boletos emitidos podem ser pagos em qualquer agência bancária ou lotérica.
Passo a passo no Super App da Consulta Placa
Outra maneira de parcelar o IPVA vencido é por meio do Super App da Consulta Placa. Nele, você conclui o processo com poucos cliques e escolhe o número de parcelas que mais se ajustam ao seu orçamento, podendo parcelar o imposto em até 12x no cartão de crédito. Confira:
- Primeiro, baixe o app nas lojas de aplicativos;
- Forneça o seu CPF e a placa do veículo para fazer o cadastro;
- Na tela inicial, verifique a situação do veículo. Clique em “consultar débito” para ver o IPVA com o valor da multa atualizado;
- Em seguida, basta parcelar o tributo no número de vezes que for mais confortável para você.
O que é dívida ativa?
Caso o motorista não pague o IPVA atrasado, a dívida é inscrita na dívida ativa após 30 dias do vencimento. O condutor tem até um mês para saldar o débito. Se o pagamento não for realizado, o governo notifica a Pendência à Procuradoria Geral do Estado.
Como resultado, o motorista pode ser negativado em órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC. Além disso, o valor da dívida aumenta em 1% ao mês devido a multas, elevando ainda mais o montante devido.
Como consultar a dívida ativa?
Para consultar a dívida ativa, siga o passo a passo que apresentamos acima no Super App da Consulta Placa. É possível realizar a consulta da pendência nos estados de São Paulo e Paraná.
Outra maneira de fazer a consulta é pelo site da Secretaria da Fazenda. Acesse a seção de IPVA no portal do órgão e faça o cadastro com o RENAVAM, o CPF e a placa do veículo.
O que acontece ao não pagar o IPVA?
Além de ser inscrito na dívida ativa, o condutor pode enfrentar outros problemas por não pagar o IPVA. As desvantagens mais comuns incluem:
- Cobrança de multas de 0,33% por dia. Se o pagamento não for efetuado em 60 dias, é aplicado um valor fixo de 20% sobre o imposto e a taxa Selic;
- Caso o condutor seja flagrado dirigindo sem a documentação em dia, o veículo pode ser apreendido, acarretando custos adicionais com as diárias do pátio do Detran;
- Com o IPVA atrasado, o motorista não consegue renovar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento essencial para circular em qualquer via do país.
Consulta Placa: o Super App que facilita a vida do motorista
É essencial parcelar o IPVA atrasado e manter suas dívidas em dia! Além deste imposto, no Super App da Consulta Placa, você pode consultar e pagar o licenciamento e multas à vista, no cartão, no boleto, via PIX ou de forma parcelada no cartão de crédito. Baixe e confira!