Não é incomum encontrar pessoas que, mesmo tendo completado todas as aulas práticas e obtido a CNH, sentem receio ao dirigir.
Esse fenômeno ocorre devido à transição que acontece após a autoescola. Durante as aulas, o aluno está sempre acompanhado de um instrutor e circula por vias menos movimentadas. Contudo, ao ser aprovado, o motorista enfrenta o desafio de dirigir sozinho por ruas com tráfego mais intenso.
Esse cenário provoca o medo de causar ou se envolver em acidentes.
Para ajudar a preencher esse espaço entre a teoria e a prática, surgiu o treinamento específico para aqueles que têm medo de dirigir.
Como funciona o treinamento para quem tem medo de dirigir?
Diferente das aulas tradicionais ministradas nas autoescolas, este treinamento é destinado a motoristas já habilitados e possui uma abordagem ajustada.
Na autoescola, os alunos aprendem os fundamentos básicos de direção. No entanto, nesse treinamento, esses princípios são revisados e aprimorados, garantindo que o motorista refine suas habilidades e gradualmente adquira a confiança necessária para dirigir de maneira autônoma.
Durante as aulas, diversos aspectos da condução veicular são abordados, incluindo a posição correta do banco e das mãos, agilidade, habilidades ao volante e exercícios espaciais. O treinamento começa com o controle do veículo, e só após o domínio dessa fase o aluno enfrenta um trânsito leve, com dificuldades progressivas, até que esteja apto a lidar com o trânsito cotidiano.
Embora a progressão do treinamento varie conforme as necessidades e disponibilidade de cada aluno, alguns passos são essenciais para todos. Exercícios específicos são introduzidos para garantir que o motorista adquira as habilidades necessárias para dirigir com segurança e entender o que acontece ao seu redor.
Mesmo com o apoio das aulas, a superação do medo de dirigir requer prática regular. É fundamental que o aluno dedique um tempo diário à prática, garantindo, assim, o conforto e confiança ao volante.