Algumas pessoas buscam informações sobre como cobrar a franquia do responsável por um acidente de trânsito. Isso ocorre porque, nesses casos, a vítima assegurada pode ter que arcar inicialmente com a franquia.
Se o acidente foi causado por outra pessoa e a franquia foi cobrada do segurado, este pode ter que entrar com uma ação judicial para recuperar o valor junto ao culpado. Essa ação serve para comprovar os danos e os valores a serem cobrados.
Por outro lado, a mediação é uma alternativa que permite a cobrança da franquia sem a necessidade de um processo judicial. Isso envolve uma reunião com um mediador e as partes interessadas para encontrar uma solução satisfatória para ambas.
Como funciona o direito civil para a seguradora cobrar a franquia do culpado?
O direito civil permite que as seguradoras cobrem a franquia do responsável pelo sinistro. Essa cláusula protege a seguradora ao limitar o pagamento de indenizações. Contudo, essa abordagem possui limitações, como a responsabilidade civil, onde a seguradora deve arcar com indenizações a terceiros, mesmo se o segurado for responsável pelo acidente.
A seguradora pode cobrar do culpado o prejuízo do sinistro?
Sim, a cobrança do sinistro pode ser feita ao culpado pela seguradora, desde que o segurado não seja o responsável pelo acidente.
Medidas importantes para cobrar franquia do culpado
Para que a seguradora esteja ciente, o primeiro passo é registrar um Boletim de Ocorrência (BO). O BO comprova o dano e assegura a cobertura do seguro. Em seguida, é necessário guardar todas as notas fiscais, fotos e documentos que comprovem os custos dos reparos. Finalmente, pode ser necessário contratar um advogado para ajudar na cobrança da franquia.
É possível perder a franquia?
Sim, é possível perder a franquia. Contudo, o investimento pode ser recuperado dentro de um ano, desde que sejam atendidos os requisitos estabelecidos pela seguradora e aprovados pelo franqueador.
O que fazer caso a seguradora queira me processar?
Caso haja ameaça de processo pela seguradora, é essencial buscar defesa no Juizado Especial Cível. Acessando o site do Tribunal de Justiça, você encontrará o formulário de defesa nos “Juizados Especiais”, que deve ser preenchido e entregue à Secretaria do Juizado.
Quanto custa a franquia do seguro?
O valor da franquia não é fixo e representa a parte do dano no veículo que o segurado deve pagar. Esse valor é determinado no contrato e varia conforme a apólice e outros fatores.
Opções de franquia
- Franquia Normal: É a mais comum, com valor médio.
- Franquia Majorada: Recomendada para empresas com baixo histórico de sinistros, possui custo mais alto.
- Franquia Reduzida: Tem menor custo de franquia, mas aumenta o valor do seguro.
- Franquia Isenta: Isenta o segurado de pagar a franquia, mas o seguro é mais caro e limitado.
A melhor opção de franquia depende das suas necessidades e pode ser discutida com uma corretora de seguros.
Como é feito o pagamento da franquia do seguro?
O pagamento da franquia é a parte que o segurado deve arcar em caso de danos ao veículo. O restante é coberto pela seguradora e o pagamento da franquia é feito diretamente ao profissional que realizara os reparos.
Conclusão
Contratar um seguro é essencial para segurança e tranquilidade, mesmo que todos incluam uma franquia estabelecida no contrato. O valor da franquia varia conforme a apólice, cobertura e seguradora, mas a estrutura básica permanece a mesma.
Siga-nos nas redes sociais: