Velocidade, potência e resposta ágil do motor são essenciais na preparação de carros de arrancada. Mas você sabia que essas máquinas não estão tão distantes dos veículos que encontramos no dia a dia?
Isso mesmo! O segredo dos carros de arrancada reside nas modificações específicas que recebem para serem adequados a esse tipo de competição. Antes de abordarmos essas alterações, vamos entender um pouco mais sobre como funcionam as corridas de arrancada.
O que são competições de arrancada?
As competições de arrancada envolvem duas máquinas, preparadas ou originais, que disputam uma corrida em linha reta, partindo de um estado parado, para determinar quem completa o percurso no menor tempo possível.
Normalmente, uma pista de arrancada possui um quarto de milha, que equivale a cerca de 400 metros. Assim, o carro com a melhor saída vence a prova, dada a curta distância.
Onde são comuns as competições de arrancada?
Essas corridas são parte integrante da cultura automobilística americana, com regulamentações específicas para esses eventos. A organização principal é a NHRA – National Hot Road Association, nos Estados Unidos, que gerencia a estrutura, estabelece regras e garante a segurança dos participantes.
Essas competições ganharam popularidade após a Segunda Guerra Mundial, quando os entusiastas da velocidade buscavam formas acessíveis de competir. Eles transformavam veículos de sucata em máquinas de alta performance.
Interessado neste tema? Confira outros artigos do nosso blog:
- Das pistas às ruas: carros de corrida antigos com versões de passeio
- Saiba tudo sobre os carros tunados
- Veja o top 5 das melhores motos de corrida do mundo
O que são carros de arrancada?
Carros de arrancada podem ser veículos normais ou especialmente preparados para um ótimo desempenho nessas competições. Durante eventos automobilísticos, quatro tipos de carros são frequentemente usados: veículos comuns, muscle cars, funny cars e top fuel dragsters. Vamos conhecê-los melhor!
Carros Comuns
Podem ser usados com ou sem modificações especiais. Modelos populares incluem Volkswagen Golf, Fusca, Gol, além de Chevrolet Caravan, Opala, Astra, e Ford Maverick.
Muscle Cars
Carros robustos, com potência e velocidade aprimoradas de fábrica para desempenho superior. Exemplos icônicos incluem Chevrolet Camaro, Ford Mustang, Dodge Charger e Challenger, Plymouth Barracuda, Pontiac GTO, entre outros.
Funny Cars
Projetados exclusivamente para competições de arrancada, esses veículos possuem chassi semelhante a carros comuns, mas com carroceria de fibra de carbono adaptada para aerodinâmica.
Top Fuel Dragster
Os mais rápidos nesse tipo de evento, assim como os funny cars, são exclusivamente para arrancada. Possuem carroceria distinta, com asa traseira alta e corpo estreito. Finalizam uma corrida em cerca de 5 segundos, atingindo velocidades superiores a 500 km/h. Usam combustível com 90% de nitro e 10% de metanol.
Preparação dos carros de arrancada
Os carros de arrancada passam por modificações específicas para alcançar a performance ideal. As mudanças mais comuns ocorrem no motor, transmissão, pneus e suspensão. Veja como:
Motor
É ajustado para produzir muito mais potência. Carros de arrancada frequentemente usam motores V8 modificados ou turboalimentados.
Transmissão
É adaptada para suportar a potência extra. A maioria utiliza câmbio manual de alta performance, com várias marchas, para acelerar rapidamente.
Pneus
Carros de arrancada utilizam pneus especiais de corrida, mais largos e aderentes que os convencionais.
Suspensão
É ajustada para maximizar a tração durante a corrida, frequentemente com molas mais duras e amortecedores especiais.
Siga-nos nas redes sociais para mais novidades: