Muitas pessoas já passaram pela situação de terem seu carro apreendido por algum problema. Nesse momento, surgem várias preocupações, pois isso pode causar diversos prejuízos, especialmente financeiros, para o motorista.
Quando um carro é apreendido, geralmente durante uma blitz policial, significa que há alguma irregularidade ou algo ilegal. Não há um único motivo que leve à apreensão de um carro; vários fatores podem contribuir para isso. Contudo, o procedimento para recuperar o veículo é, normalmente, o mesmo.
Procedimento para Recuperar Carro Apreendido
Diversas razões podem levar à apreensão de um veículo, incluindo participar de rachas, dirigir sem CNH ou permissão, realizar manobras perigosas, entre outras. Para recuperar o carro, o motorista precisará seguir certos passos:
- Assim que o carro é apreendido, o primeiro passo para recuperá-lo é regularizar a situação do veículo que levou à apreensão;
- Além de resolver a situação do automóvel, é necessário que o motorista pague todos os débitos relacionados à apreensão do veículo;
- Após a apreensão, o proprietário do veículo deve comparecer a uma unidade do Ciretran para regularizar a situação;
- Para retirar o veículo, será necessário corrigir todos os equipamentos que não estejam em perfeito estado. Alguns reparos podem ser feitos no próprio pátio. Caso isso não seja possível, o dono do veículo receberá uma autorização para retirar o carro. Ele terá um prazo para apresentar o automóvel em boas condições, pois será realizada uma vistoria para conferência.
Cuidados
Embora existam várias razões para que um carro seja apreendido, o ideal é que os motoristas mantenham atenção à condição de seus veículos para evitar essas situações. A apreensão de um veículo, além de gerar muitos custos, também traz diversos problemas ao motorista até que tudo seja regularizado.
Consulte os serviços da Consulta Placa e garanta o licenciamento do seu veículo.
Navegue pela Matéria:
Siga-nos nas Redes Sociais: