Bloqueios em veículos: o que significa?

Descobriu que o veículo que adquiriu tem vários bloqueios? Não se preocupe! Vamos explicar tudo sobre esse problema e como você pode resolvê-lo.

Imagem do WhatsApp de 2024-09-17

O que significa um veículo com diversos bloqueios?

Um veículo com bloqueios diversos é aquele que possui restrições devido a razões judiciais, administrativas ou policiais. Vamos entender cada tipo de bloqueio:

1. Bloqueio Judicial

Também conhecido como restrição Renajud, ocorre quando o veículo está envolvido em processos legais relacionados a dívidas, penhoras, falências ou questões trabalhistas. A ordem judicial impede a venda ou transferência do veículo até que a dívida seja solucionada ou o processo seja finalizado. Em alguns casos, a circulação do veículo pode ser proibida enquanto a restrição estiver ativa.

2. Bloqueio Administrativo

Imposto pelo Detran, esses bloqueios surgem quando não são cumpridos prazos para processos como transferência ou Comunicação de Venda. O bloqueio permanece até que os documentos estejam regularizados junto ao órgão de trânsito.

3. Bloqueio Policial

Este bloqueio é aplicado em situações de roubo, furto, estelionato, apropriação indébita ou investigação policial. Para veículos roubados ou furtados, o bloqueio é solicitado após o registro do Boletim de Ocorrência e pode durar até 72 horas. O desbloqueio só acontece quando o veículo é recuperado.

Como consultar bloqueios de veículos?

Para verificar bloqueios, acesse o site do Detran do estado onde o veículo foi registrado. Tenha a placa e o Renavam do veículo em mãos, pois as exigências podem variar conforme o estado.

Você pode acessar diretamente os sites dos Detrans nos seguintes estados: AC, AL, AP, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE, TO.

Quer consultar bloqueios apenas com a placa? A plataforma Consulta Placa oferece uma consulta completa que inclui dados cadastrais e restrições somente com o número da placa.

Como resolver problemas com veículos bloqueados?

1. Bloqueio Judicial: Aguarde a conclusão do processo judicial, pois durante esse período, o veículo não pode ser negociado ou transferido.

2. Bloqueio Administrativo: Identifique o motivo do bloqueio, como a falta de algum processo, e regularize a situação junto ao Detran.

3. Bloqueio Policial: Em casos de roubo ou furto, informe à polícia para que a investigação continue. Comprar um veículo com restrição de roubo pode resultar em complicações legais, por isso é importante consultar o histórico do veículo antes da compra.

Veja como é simples consultar o histórico do veículo.

Redes Sociais:

Artigo Anterior

5 Motivos que Contribuem para a Desvalorização de um Carro

Próximo Artigo

Guia completo sobre animais no transporte público: informações essenciais

Escreva um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *