A Influência das Taxas de Financiamento no Custo Final de Veículos
O valor final de um carro financiado pode ser significativamente impactado pelas taxas de financiamento. Isso significa que o preço pago pelo consumidor ao término do parcelamento pode ser semelhante ao de outro veículo. Essa realidade se aplica tanto para carros novos quanto para usados.
Com a redução do poder de compra dos brasileiros devido à crise econômica, a busca por veículos novos diminuiu, principalmente por conta das taxas elevadas de financiamento. Porém, a procura por veículos usados aumentou em comparação aos novos, certamente devido ao custo de financiamento dos automóveis zero km.
Motivos para o Aumento dos Juros no Financiamento
Nos últimos meses, o financiamento de veículos, tanto novos quanto usados, sofreu uma queda no Brasil. Em abril, houve um recuo de 28,3% para carros novos, em comparação ao mesmo mês de 2015, enquanto o financiamento de usados diminuiu 7%, de acordo com dados da Cetip.
Especialistas já previam um aumento no custo e na escassez do crédito devido à elevação do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) nas operações de crédito para pessoas físicas, o que dificulta a troca de bens, como automóveis. As operações de crédito são particularmente afetadas por esse aumento, pois, além da elevação da alíquota, o adicional de 0,38% em cada operação foi mantido, independente do prazo.
Taxas de Financiamento Mais Altas para Veículos Usados
Ao adquirir um veículo, seu processo de depreciação começa assim que sai da concessionária, podendo perder até 20% do seu valor no primeiro ano. Se o comprador atrasar os pagamentos, a instituição financeira terá dificuldades em leiloar o carro usado, pois seu valor já não será tão alto, resultando em taxas de financiamento mais elevadas.
A Importância de um Valor Alto de Entrada
Embora carros usados sejam mais acessíveis do que novos, o valor que seria destinado a um carro popular zero km pode ser usado para adquirir um usado mais equipado. Se as taxas de financiamento não fossem tão elevadas, essa opção seria mais atraente. Entretanto, um modo de atenuar o impacto dos altos juros no financiamento é oferecer uma entrada substancial.
Quer o veículo seja novo ou usado, o valor da entrada influencia nos juros pagos nas parcelas. Uma entrada elevada reduz a porcentagem aplicada sobre o saldo restante. Ou seja, quanto maior for a quantia investida na entrada, menores serão os juros sobre o valor restante. Essa estratégia é especialmente válida no financiamento de veículos usados.
Outro aspecto que afeta o custo final do veículo é o número de parcelas: quanto mais longo o período de financiamento, maior será o gasto com juros. Para economizar na compra de um carro, seja ele novo ou usado, recomenda-se oferecer uma boa entrada e manter o saldo financiado em poucas prestações.
Redes Sociais
Siga-nos em nossas redes sociais para mais informações e dicas sobre financiamento de veículos: