Quer descobrir como realizar uma consulta de gravame a partir da placa do veículo? Confira aqui o passo a passo e entenda como funciona essa restrição.
É bastante comum os veículos serem comercializados enquanto ainda possuem alienação por gravame (financiamento). Contudo, essa prática nem sempre está regularizada, podendo acarretar dificuldades na hora de efetuar a transferência do veículo.
O que é gravame?
Gravame é uma alienação que recai sobre veículos adquiridos a prazo, ou seja, através do pagamento de parcelas mensais. Essa alienação permanece ativa até a quitação do veículo, servindo para indicar que ainda está em negociação e não pode ser transferido sem a autorização da financiadora.
O registro do gravame é armazenado na base de dados do Sistema Nacional de Gravames (SNG).
Quais são os tipos de alienação por gravame?
Alienação Fiduciária
A Alienação Fiduciária está vinculada a um financiamento por meio de um contrato de Crédito Direto ao Consumidor (CDC). Em síntese, o banco ou instituição financeira concede um empréstimo ao proprietário, a ser pago mensalmente conforme o contrato. O veículo é dado como garantia, sendo transferido para o comprador somente após a quitação.
Arrendamento Mercantil
No Arrendamento Mercantil, a alienação deriva de um contrato de leasing, similar a um aluguel, onde o banco ou instituição financeira detém a propriedade do veículo até o término do contrato, podendo ser adquirido após o período de carência.
Reserva de Domínio
Na Reserva de Domínio, a alienação ocorre quando o veículo é financiado diretamente entre comprador e vendedor, sem a intermediação de uma instituição financeira. Um contrato com cláusula de Reserva de Domínio é formulado e registrado em cartório.
Como consultar gravame pela placa?
A maneira mais eficiente de verificar gravame por meio da placa é através da Consulta Placa. O processo é simples, necessitando apenas do número da placa do veículo.
Você pode se interessar por:
- O que é baixa de gravame? Como solicitar?
- Quais são os tipos de financiamento de carro?
Quitação do veículo e ainda aparece gravame, o que fazer?
Caso tenha quitado o financiamento e o gravame ainda conste no documento do veículo, pode ser necessário solicitar a baixa de gravame diretamente no Detran. Para isso, visite um posto de atendimento do Detran do estado de registro do veículo, levando seus documentos pessoais, os documentos do veículo e recibos de pagamento.
Cada Detran tem seu procedimento específico, portanto, é recomendado consultar os canais de atendimento disponíveis no site para detalhes sobre documentos e agendamento.
Atenção:
Para contratos de Arrendamento Mercantil, a solicitação de baixa deve ser feita diretamente com o banco ou instituição financeira. Os documentos requisitados (geralmente descritos no carnê de pagamento) e o recibo de transferência, sem preenchimento, devem ser enviados.
Por que é importante consultar gravame do veículo?
Veículos com gravame estão em negociação entre o comprador original e uma instituição financeira, não podendo ser transferidos facilmente a terceiros. Além disso, ao adquirir um veículo com gravame, é importante considerar que as parcelas restantes do financiamento serão de responsabilidade do novo comprador. Portanto, inclua no valor de negociação todas as parcelas pendentes para quitação.
Deseja mais segurança na compra de um veículo usado?
Realize a consulta completa da Consulta Placa! Além de verificar o gravame, você saberá se o veículo é roubado, se já foi envolvido em acidentes, possui restrições ou se é proveniente de leilão.
Para mais informações e dicas, visite nossos perfis nas redes sociais: