Waze e o Engie App: Soluções para Facilitar a Vida dos Motoristas
O Waze, um dos aplicativos de navegação mais populares do mundo, lançou o Engie App, uma inovadora ferramenta capaz de identificar até 10 mil problemas em seu veículo. Criado por Uri Levine, o aplicativo tem como objetivo impedir que seus usuários sejam enganados por mecânicos, identificando questões como superaquecimento, estado da bateria e emissão excessiva de poluentes. Além disso, o Engie detalha quais partes do veículo necessitam de reparos, oferecendo cotações online.
Disponível gratuitamente para Android e iOS, o aplicativo requer o uso de um dispositivo Bluetooth, que pode ser adquirido no site da empresa por R$ 59 (para Android) e R$ 79 (para iOS). Este dispositivo deve ser conectado a uma porta OBDII, localizada sob o volante de carros fabricados a partir de 2002, sendo responsável por coletar diversas informações do veículo.
Em uma entrevista recente, Gal Aharon, cofundadora do Engie App, compartilhou sua experiência com a plataforma, destacando que o aplicativo identificou problemas no motor do seu carro e alertou sobre a falta de água no reservatório. Um usuário relatou um caso em que, após um reparo no alternador, o aplicativo continuou indicando a existência do problema, evitando um possível engano mecânico. Embora outros dispositivos Bluetooth sejam compatíveis, Gal recomenda os vendidos pela sua empresa para garantir melhor desempenho.
As Piores e Melhores Cidades para Dirigir no Brasil Segundo o Waze
Uma pesquisa realizada por Nossa São Paulo e Ibope em 2017 revelou que os habitantes de São Paulo estão insatisfeitos com o trânsito. Mesmo assim, uma análise do Waze apontou Florianópolis (SC) como a pior cidade para dirigir no Brasil, seguida por Manaus (AM), João Pessoa (PB), Belém (PA) e Vitória (ES).
As melhores cidades para dirigir, segundo o Waze, são Atibaia, São José do Rio Preto, Grande Campinas, Sorocaba e Taubaté, todas em São Paulo. A capital Brasília foi destaque no estudo, obtendo a melhor classificação em qualidade e segurança das vias.
O aplicativo considerou cidades com mais de 40 mil usuários e destacou a região da Grande São Paulo, que possui 3,8 milhões de usuários ativos que percorrem cerca de 600 milhões de quilômetros mensalmente. A área foi a única a receber nota 10 pelo número de postos de gasolina, estacionamentos e serviços automotivos.
No cenário global, o Brasil possui 9 das 100 melhores cidades para dirigir, segundo o Waze. Países como Holanda e França lideram o ranking, enquanto Filipinas e El Salvador ocupam as últimas posições.
Você utiliza o Waze para relatar problemas nas vias? Compartilhe nos comentários suas experiências e como o aplicativo tem ajudado a melhorar a mobilidade urbana.
Siga-nos nas Redes Sociais:
Referência: