Projeto de Lei 7204/2014: Mudanças na Comercialização de Carros 0km
O projeto de lei 7204/2014 está em pauta para transformar a forma como as montadoras lidam com a venda de veículos novos.
Atualmente, o mercado automobilístico brasileiro antecipa o lançamento de novos modelos para o ano anterior sem respeitar um prazo mínimo. É comum, por exemplo, adquirir um carro em julho de 2017 e ter a opção entre o modelo 2017 ou a versão 2018 atualizada. Segundo as montadoras, essa prática é justificada pelas modificações anuais introduzidas nos veículos. Um caso típico seria o de um carro que, em 2017, saiu da fábrica com faróis de LED, caracterizando-o como modelo 2018. Enquanto isso, os consumidores sentem o impacto financeiro das atualizações, que aumentam significativamente o preço dos veículos. Essa prática também desvaloriza os modelos anteriores, que às vezes não apresentam diferenças substanciais.
A discussão atual propõe a definição de uma data mínima para o lançamento de modelos do ano seguinte, sugerindo setembro como um ponto de partida. Além disso, busca-se determinar quais mudanças justificariam um aumento no valor do carro. Atualmente, qualquer alteração, de pequenos ajustes a grandes reformas no design, é utilizada para definir o novo ano do modelo, independentemente do carro ter sido fabricado no ano anterior ou no presente.
Qual é a sua opinião sobre essas propostas? Você prefere adquirir um veículo com ano e modelo coincidentes? Compartilhe seu ponto de vista nos comentários!
Para entender melhor as diferenças entre ano e modelo dos carros no Brasil, confira nossas dicas rápidas.
Fonte: Revista Autoesporte