Avaliação da Ram Rampage R/T: Potência e Consumo
Na minha infância, durante o final dos anos 80 e início dos 90, a sigla R/T me transportava para os nostálgicos Dodge Charger, conhecidos pelo ronco potente e pelo apetite por combustível. Com essas lembranças, parti para conhecer a Ram Rampage R/T, a versão esportiva da picape com um toque clássico, disponível por R$ 277.490.
Embora não seja um muscle car, a Rampage R/T exibe uma carroceria monobloco com elementos estéticos esportivos. A grade, o teto e outros detalhes são em preto brilhante, além das rodas de 19 polegadas escurecidas com a emblemática sigla em vermelho.
Internamente, os acabamentos são em preto com costuras vermelhas, e o emblema da versão é visível nos encostos dos bancos. Os materiais combinam couro e alcântara nos bancos, painel e volante.
O compasso acelera com um simples toque no botão de ligar o motor, entregando um ronco vigoroso pelas duas saídas de escapamento — uma tentativa de resgatar o espírito dos antigos V8 em tempos de motores turbinados de quatro cilindros.
Segundo informações da Ram, a Rampage R/T alcança de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, com velocidade máxima de 220 km/h. A experiência ao dirigir é prazerosa, ainda que apresente alguns trancos na troca de marchas, especialmente durante reduções para ultrapassagens. A transmissão é automática de nove velocidades.
O motor Hurricane 2.0 turbo ainda não é flex, funcionando apenas com gasolina — e com um consumo significativo. De acordo com o Inmetro, deveria fazer 8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, mas após cinco dias de uso, o melhor registro no computador de bordo foi de 5 km/l na estrada, enquanto na cidade ficava em torno de 4 km/l.
A luz de reserva acendeu após apenas 210 km percorridos, com um tanque que comporta 55 litros — capacidade relativamente baixa para o tamanho e perfil esportivo da picape.
Entre os desafios, o espaço interno é comparável ao da Fiat Toro, com quem compartilha a plataforma. A cabine parece menor em proporção às dimensões exteriores, criando um visual algo desajustado. Além disso, o espaço para as pernas no banco traseiro é limitado, e as caixas de ar elevadas, dificultando o acesso.
Apesar desses pontos, a Rampage R/T traz qualidades marcantes, especialmente sua aura esportiva. A caçamba, um elemento muitas vezes secundário para os compradores desta versão, oferece uma abertura suave e controle remoto, comportando até 980 litros de bagagem e suportando 750 kg de carga, superando a Fiat Strada em capacidade.
Em suma, se você busca um veículo esportivo com um espaço razoável e uma caçamba utilitária para usos esporádicos, a Rampage R/T é uma excelente escolha. Porém, se a intenção é adquirir uma picape com foco em utilidade, opções diesel ou concorrentes podem ser mais adequadas.
Encontre-nos nas redes sociais:
Instagram: consultaplaca_veiculo
Facebook: consultaplaca.veiculo
YouTube: Consulta Placa