Análise e Opinião sobre o Hyundai Santa Fe G2 (2006 – 2012)

Avaliação Completa do Hyundai Santa Fe G2 (2006 – 2012)

Descubra a análise detalhada do Hyundai Santa Fe G2, incluindo seus principais pontos fortes e fracos. Essa segunda geração global chegou ao Brasil no final de 2006, em uma tentativa de consolidar a marca no segmento de SUVs médios, após a primeira geração não ter alcançado grande popularidade no país.

Inicialmente oferecido em uma única configuração, o modelo conquistou tanto sucesso que acabou ganhando novas versões e uma reestilização, preparando o terreno para a chegada da terceira geração.

Design

A segunda geração do Santa Fe trouxe um design completamente renovado, deixando para trás as semelhanças com o Tucson de primeira geração e adotando um visual mais sofisticado, inspirado no Azera. Isso resultou em uma percepção melhorada de qualidade e valor agregado em comparação ao modelo anterior.

Na dianteira, destacam-se os faróis horizontais com máscara negra e projetor para luz baixa, além dos faróis de neblina elípticos na parte inferior do para-choque. A grade central, separada do conjunto óptico, possui acabamento em cinza escuro fosco. Lateralmente, o modelo exibe um perfil mais luxuoso, sem os tradicionais arcos dos para-lamas em preto fosco. Na traseira, as lanternas horizontais invadem a tampa do porta-malas, que se encontra recuada em relação ao para-choque.

Foto mostrando a lateral esquerda de um Hyundai Santa Fe G2 prateado

Mecânica

Construído sobre a plataforma Y5, compartilhada com modelos como o Sonata, Azera e VeraCruz, o Santa Fe G2 oferece três opções de motorização e duas de transmissão. Nos primeiros anos, estava disponível com motor 2.7 V6 a gasolina, gerando 200 cv, e transmissão automática de quatro marchas, com tração integral AWD.

Após o facelift, foram introduzidas duas novas motorizações: um 3.5 V6 a gasolina, com 285 cv e transmissão automática de seis marchas, também com tração integral, e um 2.4 de quatro cilindros, com 180 cv, tração dianteira e a mesma transmissão de seis marchas. Todos os modelos contam com suspensão independente e freios a disco.

Considerando a compra de um Hyundai Santa Fe usado?

Antes de fechar negócio, é fundamental consultar o histórico completo do veículo. Isso inclui verificar se o carro já foi envolvido em acidentes, roubos, leilões, além de consultar multas, débitos e restrições. Realize essa consulta utilizando o número da placa!

Imagem de um botão verde escrito: clique aqui e veja como é fácil consultar o histórico de um veículo!

Interior

A segunda geração do Santa Fe trouxe um interior com uma percepção de maior qualidade, utilizando materiais de cores claras, imitação de madeira e molduras prateadas. O painel central abriga o rádio 2DIN e os controles do ar-condicionado. O ambiente é composto por materiais como plástico, couro e espuma injetada em pontos estratégicos, oferecendo conforto e sofisticação.

Foto mostrando os bancos dianteiros e o painel do carro

O modelo padrão acomoda cinco pessoas, mas há versões com sete lugares distribuídos em três fileiras.

Foto mostrando os bancos traseiros do carro

Tecnologia

Equipado de série com diversas funcionalidades, o Santa Fe G2 oferece:

  • Ar-condicionado digital dual-zone
  • Teto solar elétrico
  • Rádio com CD Player
  • Entrada USB e suporte para MP3
  • Bancos dianteiros aquecidos com ajustes elétricos para o motorista
  • Controles de tração e estabilidade
  • Sensores de luz e chuva
  • Piloto automático
  • Sensores de estacionamento traseiros
  • Rodas de 18 polegadas com acabamento diamantado

Principais Pontos Fortes

Desempenho: O motor 2.4 oferece um desempenho aceitável, mas o 3.5 V6 surpreende, especialmente para um veículo de seu porte.

Conforto: Projetado pensando no conforto das famílias, o Santa Fe lida bem com as estradas brasileiras, acomodando os passageiros de forma confortável.

Custo-benefício: Com várias opções de motorização e preços competitivos no mercado de usados, o Santa Fe G2 oferece um bom custo-benefício.

Principais Pontos Fracos

Consumo: O desempenho do SUV vem acompanhado de um consumo elevado de combustível.

Manutenção: Embora o preço de compra seja acessível, os custos de manutenção continuam sendo de um carro importado.

Sete lugares: A terceira fileira de assentos é pequena, sendo adequada apenas para crianças.

Concorrência Direta

  • Kia Sportage
  • Volkswagen Tiguan
  • Ford Edge
  • Chevrolet Blazer
  • Mitsubishi Pajero

Siga-nos nas redes sociais para mais informações:

Artigo Anterior

O que fazer se perdi minha CNH? É permitido continuar dirigindo?

Próximo Artigo

Penalidade por permitir que alguém sem condições físicas ou mentais conduza um veículo | Zapay Blog

Escreva um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *