Criada para substituir a NC 700X, a Honda NC 750X foi lançada no mercado no início de 2015 com o objetivo de revigorar o segmento de motocicletas de médio a grande porte – ou vice-versa, dependendo de como você vê.
Este modelo crossover é ideal para quem busca uma moto que combina as características de uma scooter, trail e scooter em uma única máquina. Chegou ao mercado com motor, pneus, assentos, manetes e pinturas novos.
Modelo 2015 a 2021
Equipado com um motor de maior capacidade cúbica do que sua antecessora, a NC 750X oferece mais torque e potência. Versátil e fácil de conduzir, o modelo possui um motor bicilíndrico em linha de 745cm³, OHC (Over Head Camshaft), 4 tempos, sistema de arrefecimento a líquido e injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection).
Foto Honda/Divulgação
Com capacidade de 745 cc, a NC 750X atinge uma potência de 54,5 cv a 6.250 rpm e um torque de 6,94 kgf.m a 4.750 rpm. Além disso, o modelo oferece freios ABS (antitravamento), painel mais completo, pneus novos e um eixo balanceiro extra, que reduz as vibrações do motor tornando-o mais silencioso.
Esteticamente diferenciada dos modelos semelhantes no mercado, a crossover dispõe de um compartimento de 21 L que pode armazenar um capacete fechado ou pequenos objetos. Tradicionalmente localizado abaixo do assento, o famoso ‘baú’ trocou de lugar com o tanque de gasolina, estando agora na parte superior do chassi, enquanto o compartimento de combustível foi movido para a parte traseira, sob o assento.
Sobre o tanque, a NC 750X acomoda 14,1 L de combustível e tem um consumo médio de 31,77 km/l, proporcionando uma autonomia superior a 440 km. Sem mudanças mecânicas, o modelo foi atualizado em 2020 com novas cores e grafismos, conferindo à motocicleta uma aparência ainda mais sofisticada.
Modelo 2022 a 2023
Em 2022, a montadora japonesa redesenhou o sistema de admissão/escape e comando de válvulas, aprimorando a pilotagem em áreas urbanas mais lentas ou congestionadas. Além disso, a NC 750X ficou 6 kg mais leve, graças a um novo chassi e alterações no motor do modelo.
Foto Honda/Divulgação
Uma evolução significativa na parte eletrônica da motocicleta foi a inclusão do sistema TBW – Throttle By Wire – um acelerador eletrônico que oferece três modos de condução, cuja seleção e controle são realizados através de um seletor no punho esquerdo e no painel.
A estética da Honda NC 750X também passou por transformações, conferindo ao modelo um design mais esbelto. As carenagens inferiores e superiores foram redesenhadas e agora possuem dimensões menores. Da mesma forma, as tampas e painéis se tornaram mais finos, modernizando o visual do modelo. Apesar dessa ‘redução’, o compartimento para capacetes foi ampliado, passando a ter capacidade de 23 L.
Visando mais segurança, a fabricante também investiu no sistema imobilizador da Honda (HISS), garantido que a NC 750X só funcione se o chip da chave corresponder ao do centro eletrônico da moto.
Pensando em comprar uma moto usada?
Consulte o histórico pela placa e evite dores de cabeça.
Veja abaixo algumas especificações básicas do modelo
- Potência máxima: 54,5 cv a 6.250 rpm
- Torque máximo: 6,94 kgf.m a 4.750 rpm
- Velocidade Máxima: 85 km/h
- Consumo médio: 31,77 km/l
- Capacidade do tanque: 14,1 litros
- Altura: 1.353 mm
- Comprimento: 2.228 mm
- Largura: 844 mm
- Peso: 210 kg
Pontos positivos da Honda NC 750X
A Honda NC 750X é prática, econômica e versátil, apresentando excelente eficiência no uso de combustível, graças ao seu motor de 745 cc que foi projetado para otimizar a utilização de gasolina sem perda significativa de desempenho.
Confortável para pilotagem, o modelo é ideal para longas viagens. Além disso, seu compartimento de 23 L é perfeito para armazenar um capacete fechado, sendo uma excelente opção também para o uso diário. A motocicleta crossover – ideal para lidar com estradas irregulares e trechos urbanos – apresenta baixo custo de manutenção, o que, combinado com sua boa potência e fácil pilotagem, faz da NC 750X uma opção atraente de compra.
Pontos negativos da Honda NC 750X
Apesar de potente, o motor da Honda NC 750X pode decepcionar aqueles que buscam um desempenho mais esportivo. Embora tenha sofrido atualizações ao longo dos anos, o modelo é relativamente pesado comparado a outras motos de sua categoria, o que pode dificultar a manobragem – especialmente em velocidades baixas.
A ergonomia também não é um ponto forte, podendo ser um tanto quanto limitada para pessoas mais altas, que podem achar a posição de pilotagem e o espaço para as pernas um pouco apertados.
Para mais informações, siga-nos nas redes sociais: