Amantes de Automóveis Clássicos

Descubra como se juntar a este grupo exclusivo.

A paixão por carros antigos é algo fácil de compreender. Ao ouvir o som inconfundível do motor de um fusca em funcionamento, é quase irresistível não querer dar uma espiada. E quando se depara com um modelo que possui pintura brilhante, rodas originais, bancos restaurados e detalhes impecáveis, os olhares são inevitáveis! Imagine então a cena de um Cadillac conversível da década de 60 passando por você. Ou um raro Maverick GT com motor V8? Há também quem se encante com o clássico Opala SS dos anos 70 ou um bem conservado Fiat 147. A lista de carros que habitam o imaginário de muitos entusiastas é extensa. Afinal, são mais de 130 anos desde que o primeiro automóvel foi criado, quando Karl Benz desenvolveu o Benz Patent-Motorwagen.

No entanto, possuir uma peça rara, digna de um clube de colecionadores, não é para qualquer um. Transformar um carro antigo em um item de coleção é um processo meticuloso e repleto de exigências. Se você acredita que o seu adorado carro na garagem se encaixa no padrão de raridade, confira abaixo como se integrar ao seleto grupo oficial de colecionadores.

AUTOMÓVEL CLUBE DO BRASIL

Quer fazer parte do Clube? O primeiro passo é realizar uma inspeção veicular para garantir a originalidade do modelo. A autenticação é feita por qualquer empresa de inspeção veicular credenciada pelo DETRAN. O inspetor tira fotos da carroceria, bancos, estepe, pneus e painel, enviando-as para avaliação pelo Automóvel Clube do Brasil. O veículo deve ter 80% de peças originais e, no mínimo, 30 anos para ser aprovado. Se aprovado, o Automóvel Clube do Brasil cobra uma taxa de R$900,00 para emitir o Certificado de Carro Antigo Original, a carteirinha de membro do condutor e um termo de responsabilidade, no qual o dono do carro assina ciente de que qualquer alteração futura fará o veículo perder seu título.

PLACAS PRETAS

Para adquirir as cobiçadas placas de colecionador, é preciso compilar cópias dos documentos enviados pelo Automóvel Clube do Brasil, realizar uma vistoria (na mesma empresa onde foi feita a primeira inspeção), possuir CNH e comprovante de endereço, além do Recibo de Compra e Venda do Veículo (CRV) para enviar ao DETRAN e solicitar um novo par de placas, desta vez na cor preta. Então, é só aguardar para trocar as placas e desfilar com sua raridade!

Sabe tudo sobre carros antigos? Teste seus conhecimentos: Consulta Placa

Artigo Anterior

Perdi Minha CNH: Saiba Como Continuar Dirigindo Legalmente

Próximo Artigo

Multa Por Superlotação de Passageiros: Informações Essenciais Para Você

Escreva um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *