É considerado infração de trânsito dirigir usando apenas uma das mãos?

A Importância de Dirigir com Ambas as Mãos no Volante

A regra de manter ambas as mãos no volante é essencial para a segurança ao conduzir, abrangendo também outras proibições, como fumar ao dirigir. Exceto em situações específicas, como troca de marcha, operação de equipamentos do veículo ou ao sinalizar, conforme descrito no artigo 252, é obrigatório manter as duas mãos no volante em qualquer outra circunstância.

Quando classificada como infração média, essa conduta resulta em quatro pontos na CNH e uma multa de R$ 130,16. Caso a infração envolva o uso de celular, ela é considerada gravíssima. Trocar marchas ou sinalizar são exceções permitidas por lei.

De acordo com o artigo 252 do Código de Trânsito, dirigir com apenas uma mão é uma infração média. Essa prática aumenta o risco de acidentes e pode causar problemas de coluna ao motorista.

Detalhes do Artigo 252

A legislação classifica como infração de trânsito diversas situações comuns a muitos motoristas. Atos como fumar, comer, usar o celular, transportar animais entre as pernas ou no colo são infrações, pois envolvem tirar uma das mãos do volante, reduzindo a atenção.

Descrição no Código de Trânsito Brasileiro (CTB)

As infrações descritas no artigo 252 incluem:

  • Conduzir com o braço fora do veículo;
  • Transportar pessoas, animais ou objetos à esquerda do motorista ou entre os braços e pernas;
  • Dirigir com incapacidade física ou mental temporária que comprometa a segurança;
  • Calçados inadequados que comprometam a operação dos pedais;
  • Dirigir com uma mão, exceto em casos regulamentares;
  • Uso de fones conectados a aparelhos sonoros ou celulares.

Penalidades do Artigo 252

Essas infrações são médias, com multa de R$ 130,16 e somam quatro pontos na CNH. O uso de celular enquanto dirige é considerado infração gravíssima, resultando em uma multa mais alta e sete pontos na CNH. Se o motorista acumular duas infrações gravíssimas em um ano, o limite de pontos na CNH se reduz, podendo levar à suspensão do documento.

Recorrendo de uma Multa por Dirigir com Uma Mão

Muitos motoristas são pegos de surpresa por essa multa devido à falta de informação sobre mudanças na legislação. Qualquer infração emitida pode ser recorrida. Na defesa, verifica-se possíveis erros no auto de infração, podendo levar ao cancelamento na fase de Defesa Prévia.

Caso a Defesa Prévia não seja aceita, o motorista pode recorrer em duas instâncias: primeiro no JARI e, se necessário, no CETRAN.

Multas Convertidas em Advertência por Escrito

Com exceção do uso de celular, infrações médias podem ser convertidas em advertência escrita se o motorista não tiver outras infrações médias nos últimos 12 meses. Não há cobrança de multa ou adição de pontos na CNH. Contudo, se houver outra infração, mesmo próxima de expirar, a conversão não será possível.

Importância de Seguir as Regras de Trânsito

A fiscalização está crescente, e o acúmulo de pontos na CNH pode levar à suspensão. Para regularizar, é necessário realizar curso de reciclagem e pagar todas as taxas. Manter-se atualizado sobre as mudanças na legislação é essencial para uma condução segura e legal.

Como Segurar o Volante Corretamente

Para maior controle, posicione as mãos como ponteiros de um relógio em 9h15 ou 10h10. Isso melhora a destreza e a capacidade de reação em situações de emergência. Dirigir com uma mão é infração média, exceto para ações específicas.

Conclusão

Dirigir com apenas uma mão em várias situações é uma infração que gera multa e pontos na CNH conforme o CTB. É fundamental seguir as leis de trânsito para garantir segurança e, no caso de autuação, saiba que é possível recorrer.

Para informações adicionais e atualizações, siga-nos nas redes sociais:
Instagram
Facebook
YouTube

Artigo Anterior

Faixa Azul para Motocicletas em SP: Entenda o Funcionamento

Próximo Artigo

Prova prática do Detran: percurso, tempo necessário para obter a CNH e consequências da reprovação. Saiba mais!

Escreva um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *