Placa R-14: Limite de peso bruto total ou máximo permitido de 10 toneladas. A sinalização de trânsito que indica o “Peso Bruto Total Máximo Permitido” tem a função de determinar o peso máximo que veículos podem ter ao trafegar por determinadas estradas ou pontes.
O principal objetivo dessa norma é assegurar a preservação da infraestrutura dessas vias, evitando danos ao asfalto e a outras estruturas.
A placa de regulamentação R-14 serve como a representação visual dessa regra, e o não cumprimento pode resultar em multas, que variam conforme o excesso de peso:
- Com excesso de até 600 kg, a infração é considerada média.
- Entre 601 kg e 1.000 kg de excesso, a infração é classificada como grave.
- Para excesso superior a 1.000 kg, a infração é gravíssima, com multas cobradas a cada 500 kg ou fração adicional de excesso de peso.
Além da multa, o veículo pode ser apreendido para ajuste do peso, só sendo liberado após a correção do excesso. É crucial lembrar que nenhum veículo está autorizado a circular com peso por eixo ou peso bruto total acima do definido pelo fabricante.
É vital compreender que um veículo com excesso de peso pode ocasionar sérios danos às vias, oferecendo riscos à segurança dos usuários e até mesmo do próprio motorista. Portanto, respeitar os regulamentos de peso é imprescindível para garantir a segurança e a conservação de estradas e pontes.
Instagram da Consulta Placa
Facebook da Consulta Placa
YouTube da Consulta Placa