Blindagem de Veículos: Entenda o Processo, Preços e Níveis de Segurança Disponíveis

Com o aumento contínuo da violência no Brasil, investir em medidas que garantam segurança personalizadas pode ser uma solução eficaz para enfrentar essa situação.

Embora muitos associem veículos blindados a um luxo exclusivo de pessoas influentes, é possível que carros mais simples também recebam esse tipo de proteção, garantindo a segurança dos ocupantes.

Independentemente do nosso status, estamos sempre expostos a riscos diariamente. Assim, ter um carro blindado oferece benefícios significativos, especialmente no que diz respeito à tranquilidade e segurança dos passageiros.

Blindagens são projetadas para impedir arrombamentos e são eficazes contra disparos de arma de fogo, variando em seus níveis de resistência.

No entanto, há diversas dúvidas em torno dessa prática, como instalação, custos e adequação a diferentes veículos.

Vamos esclarecer algumas dessas questões para ajudá-lo a entender melhor o assunto.

O que é blindagem?

A blindagem é uma proteção extra para veículos, que envolve a inclusão de camadas internas de metal e outros materiais resistentes, garantindo que eventuais perfurações na lataria não alcancem os passageiros.

Níveis de proteção

blindagem de carros niveis de protecao
O nível de proteção interfere muito na resistência a disparos de arma de fogo.

Os níveis de proteção variam, dependendo do calibre das armas e da intensidade dos disparos. Há blindagens que resistem a todos os calibres, o que acaba elevando seu custo, mas são ideais para quem busca segurança máxima.

Existem níveis que protegem contra tiros de fuzis, enquanto outros são limitados a armas menores. Analisar suas necessidades e os níveis disponíveis é fundamental.

Mudanças na regulamentação

As regras para a blindagem automotiva são regidas pela portaria 55 do Exército Brasileiro, que autoriza a blindagem para pessoas físicas, com a restrição de uso para evitar fins criminosos.

Uma recente resolução determina a renovação do Certificado de Registro (CR) a cada 3 anos e registra a blindagem em nome do proprietário, não do veículo.

A nova regra proíbe variação na proteção entre as partes do veículo, exigindo uniformidade para segurança completa. Também não permite reparos em peças blindadas, devendo ser substituídas integralmente em casos de falha.

Antes de blindar, é necessário informar ao Exército a documentação do veículo, da empresa de blindagem e dos materiais a serem usados.

Qualquer veículo pode ser blindado?

Veículos com motor inferior a 1.0 e potência abaixo de 90HP não são adequados para blindagem, devido ao peso extra que pode comprometer o desempenho. Além disso, carros conversíveis não são aptos para blindagem.

Tempo necessário para blindagem

O processo geralmente leva cerca de 30 dias, variando conforme a blindadora escolhida para realizar o serviço.

Custos da blindagem

blindagem de carros custos
Confira os custos para blindagem de veículos.

Após a mudança na resolução, um proprietário pode ter mais de um veículo blindado com um único registro, afetando o valor do Certificado de Registro. Além do registro, o custo da aplicação depende do modelo do carro e do nível de proteção, girando em torno de R$50 mil.

Validade da blindagem

O Certificado de Registro deve ser renovado a cada 3 anos. Embora a proteção balística não se deteriore, se o veículo for atingido várias vezes, sua eficácia pode ser reduzida. Os vidros, especialmente, podem perder transparência e proteção.

Cuidados ao blindar seu veículo

Antes de providenciar a blindagem, considere alguns pontos cruciais:

Desconfie de preços baixos – Valores abaixo da média podem indicar problemas.

Verifique a compatibilidade do veículo – Confira se ele suporta o peso da blindagem sem danos. Consulte o manual do carro ou um especialista.

Selecione a blindadora com cuidado – Verifique a origem e a qualidade dos materiais, bem como a opinião de clientes antigos. Confirme se a empresa e seus fornecedores são legalizados pelo Exército Brasileiro e pela Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin).

Você conhece alguém com carro blindado? O que pensa sobre essa medida de segurança?

Redes sociais

Acompanhe-nos nas redes sociais:

Artigo Anterior

8 categorias de limpeza para o interior e exterior do seu carro

Próximo Artigo

Multa por Passageiro Sem Capacete? Entenda a Legislação de Maneira Clara

Escreva um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *