9 Indicações de Falhas na Suspensão do Veículo

Sem tempo para ler? Que tal ouvir este texto? Aperte o play e aproveite!

Problemas no sistema de suspensão podem prejudicar o desempenho do veículo, reduzir sua vida útil e intensificar o desconforto ao dirigir, especialmente em ruas esburacadas. Além disso, a aderência do carro pode ser comprometida, aumentando o risco de acidentes.

Você sabe como identificar problemas no sistema de suspensão do carro? Como perceber se o amortecedor está com defeito? Continue lendo para descobrir sinais que indicam a necessidade de manutenção, evitando assim transtornos futuros!

Quer entender melhor sobre a suspensão? Assista ao vídeo que preparamos especialmente para você:

Veja também:
> Guia dos amortecedores: tudo o que você queria saber
> Sistema de freio: tudo o que você precisa saber para não correr perigo
> Como identificar e resolver problemas na caixa de direção?

1. Barulhos fortes

Muitos vão à oficina reclamando de problemas nos amortecedores por conta dos barulhos fortes emitidos pela suspensão. No entanto, o amortecedor, sendo uma peça hidráulica, raramente produz ruídos metálicos.

O problema geralmente está em outros componentes do sistema, como a bieleta com folga, desgaste das buchas de borracha, pivôs, terminais axiais desgastados, ou coxins quebrados ou deteriorados. A diferença de movimento entre a suspensão dianteira e traseira ou entre os eixos causa batidas e fortes barulhos. Modelos como Celta e Corsa podem ter ruídos da barra tensora, conhecida como morceguinho.

Para evitar o desgaste prematuro das peças, garantir o funcionamento ideal do veículo e prolongar sua vida útil, é essencial realizar inspeções preventivas a cada 10 mil quilômetros rodados ou quando sons incomuns forem percebidos.

2. Instabilidade na direção

Amortecedores desgastados fazem com que pequenos impactos sejam sentidos pela carroceria. O motorista notará o veículo menos estável, e a experiência de direção se tornará desconfortável. Também afeta os pneus, dificultando o controle do carro.

Este problema pode ser agravado pela falta de alinhamento e balanceamento das rodas, que devem ser verificados a cada 10 mil quilômetros.

3. Pneus com desgaste acentuado

Pneus sofrem quando o sistema de suspensão está danificado, mesmo sendo de qualidade. Amortecedores desgastados aumentam o desgaste dos pneus e reduzem a aderência ao solo.

Não se esqueça de que o alinhamento e o balanceamento das rodas são essenciais para um bom desempenho da suspensão e economia de combustível, pois mantêm a aderência dos pneus adequada.

4. Falta de estabilidade

Se seu carro não está estável nas curvas, é preciso reduzir a velocidade ou frear mais frequentemente, e a traseira do veículo tende a derrapar ao corrigir a direção. Isso indica problemas na suspensão que devem ser avaliados por um mecânico de confiança.

5. Vazamento

Fácil de identificar, o óleo que deveria estar no amortecedor vaza, prejudicando seu funcionamento. Se você perceber vestígios de óleo no amortecedor, leve o carro para uma assistência técnica rapidamente.

6. Rodas sem contato adequado

Com problemas no amortecedor, ao passar por irregularidades, as rodas pulam, movendo-se rapidamente para cima e para baixo, causando desgaste irregular dos pneus.

7. Molas danificadas

Sem emitir ruídos, pode ser difícil perceber problemas nas molas. Atente-se para sinais de desgaste, como perda de altura do veículo, pintura desgastada, ferrugem ou trincas nos elos.

8. Rachaduras no monobloco

Em carros rebaixados, a integridade da carroceria deve ser mantida. Trincas no monobloco próximo às torres dos amortecedores requerem atenção. Realizar modificações de rebaixamento deve ser feito por especialistas, evitando alterações que comprometam a segurança.

9. Verificação dos componentes

É essencial que seu mecânico realize inspeções regulares nos componentes da suspensão. Itens como bieletas, buchas de borracha, molas e coxins precisam ser avaliados a cada 10 mil km.

Dica bônus: como saber se o amortecedor está ruim?

Para verificar se há problemas nos amortecedores, observe o balanço da carroceria e o desgaste dos pneus. Se o carro não se mantém estável em altas velocidades ou apresenta pneus escamados, consulte um especialista. Um bom desempenho em rodovias também pode indicar a necessidade de substituição dos amortecedores.

Caso note algum dos sinais mencionados, procure uma assistência especializada para solucionar problemas na suspensão do seu veículo.

Siga-nos nas redes sociais:

Artigo Anterior

Maio Amarelo: ONU Destaca a Relevância da Segurança Viária

Próximo Artigo

Dicas essenciais para a substituição da caixa de direção

Escreva um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *