A escolha e aquisição de um carro é uma decisão que requer muita atenção. Esse bem irá acompanhá-lo em suas atividades diárias, proporcionando mobilidade, conforto e segurança. Porém, envolve também um investimento significativo, que precisa ser cuidadosamente planejado para garantir segurança e evitar problemas futuros.
Se a intenção é economizar, você pode considerar a compra de veículos seminovos ou usados. No entanto, é imprescindível estar sempre atento no mercado de revenda de carros e motos para garantir um bom negócio, com um preço justo e sem surpresas indesejadas.
Infelizmente, golpes relacionados a anúncios de veículos são mais comuns do que se imagina. Para evitar ser vítima dessas fraudes, listamos os golpes mais frequentes na revenda de veículos e como evitá-los. Confira!
1. Pagamento Antecipado
Um dos golpes mais recorrentes envolve a antecipação de pagamento, muitas vezes solicitado como um sinal. Os motivos apresentados são diversos, portanto, esteja sempre alerta! Para fugir desse tipo de fraude, negocie outras formas de pagamento, evite transações não rastreáveis como dinheiro em espécie, nunca compareça à visita ou entrega do carro com dinheiro ou cheques preenchidos, e verifique a autenticidade dos dados bancários antes de qualquer transferência, especialmente se forem de terceiros.
2. Veículo Clonado
A clonagem de veículos é outro golpe comum no mercado, caracterizado por placas e documentos falsificados. Esse golpe é complexo e não apresenta sinais claros. Para não ser enganado, verifique os dados do proprietário no DETRAN, SPC e em outras plataformas confiáveis, evite pagamentos à vista em dinheiro e desconfie de descontos muito expressivos e contas de terceiros.
3. Anúncio Falso
Existem várias fraudes relacionadas a anúncios falsos. O veículo anunciado pode nem existir, e as fotos e informações podem ser enganosas. Pode até ser que o carro que você vê ao visitar não esteja realmente à venda, ou que dados sobre consórcio ou financiamento sejam apenas um atrativo para enganá-lo. Desconfie de ofertas muito abaixo do preço de mercado, anúncios com poucas fotos ou que parecem bons demais para ser verdade. Verifique a procedência da concessionária mencionada no anúncio e, se possível, consulte a placa do veículo.
4. Quilometragem Adulterada
Para inflacionar o preço de revenda, é comum adulterar a quilometragem do veículo. Para evitar ser enganado, observe o desgaste físico do carro e compare-o com o ano de fabricação e o design do modelo.
5. Pneu Maquiado
Existem truques para dar uma falsa impressão de que os pneus estão em bom estado, usando silicones e reparadores, ou até a técnica de remold. Para fugir desse golpe, observe as marcações originais TWI nos pneus.
6. Trato na Lataria
É comum que reparos na lataria do carro sejam feitos para esconder imperfeições ou um histórico de colisões. Embora melhorias na aparência sejam bem-vindas, omitir detalhes como riscos e amassados é uma fraude.
7. Test-drive Perigoso
Neste tipo de golpe, o comprador age de má-fé. Ao pedir para fazer um test-drive, pode desaparecer com o veículo ou até te fazer de refém. Para se proteger, pesquise sobre o comprador, agende visitas durante o dia em locais movimentados, não vá sozinho e evite oferecer test-drives.
Informe-se para Evitar Fraudes
Ao comprar ou vender, é vital investigar tanto o histórico do veículo quanto o do proprietário, vendedor e comprador. Pesquise os nomes dos contatos e os documentos do veículo online e nas redes sociais. Durante visitas, leve alguém com você, marque encontros em locais públicos e preste atenção aos detalhes.
Conheça mais dicas em nossos posts:
- 15 dicas para comprar um carro seminovo sem ser enganado
- 11 coisas para você se atentar ao comprar uma moto seminova ou usada
Caso tenha acesso ao número da placa do veículo, realizar uma consulta pode ser uma excelente forma de garantir a segurança do seu negócio. E nós da Consulta Placa podemos ajudar com isso.
Siga-nos nas redes sociais para mais dicas e informações: