Pequenas medidas preventivas podem ter um impacto altamente eficaz quando o objetivo é prevenir ações de ladrões e proteger seu veículo.
Embora algumas recomendações de segurança possam parecer óbvias e repetitivas, ironicamente, elas são frequentemente ignoradas pelos proprietários de automóveis.
E são exatamente essas pequenas negligências que os criminosos aproveitam como brechas. Com isso em mente, preparamos uma lista com algumas dicas que podem parecer evidentes, mas que devem ser seguidas rigorosamente. Confira:
1) Faça escolhas sensatas ao estacionar
Optar por um estacionamento fechado é sempre a alternativa mais eficaz para evitar furtos e roubos.
Contudo, quando não há outra opção e for necessário parar na rua, evite locais desertos e mal iluminados. Priorize estacionar em frente a edifícios com vigilância e câmeras de segurança por perto.
2) Evite adesivos que revelem sua vida pessoal
Um adesivo que indique que o proprietário frequenta a universidade mais cara da cidade pode atrair ladrões. Até mesmo adesivos indicando a profissão podem ser tentadores para pessoas mal-intencionadas!
Portanto, evite usar adesivos que informem onde você trabalha ou estuda.
3) Não deixe documentos no veículo
Boletos, cartões e correspondências podem ser usados por ladrões para acessar suas contas ou planejar um roubo à sua residência.
A carteira de motorista e o documento do carro também não precisam estar dentro do veículo. Se o veículo for roubado com os documentos, os criminosos podem ter mais facilidade para vendê-lo ou usá-lo.
4) Certifique-se de trancar portas e janelas ao sair
Esta pode parecer a dica mais óbvia, pois presume-se que todo mundo faz isso, correto? Errado. Às vezes estamos tão apressados que simplesmente esquecemos de verificar.
Assim, sempre que estacionar, assegure-se de que tudo está devidamente trancado. Isso não leva nem 5 minutos.
5) Cuidado com falsos mecânicos
O golpe do falso mecânico pode ocorrer de duas formas. Na primeira, o ladrão altera algo no veículo para que o proprietário encontre dificuldades ao tentar ligar o carro. Logo em seguida, ele aparece coincidentemente como mecânico e aproveita para roubar.
Na segunda estratégia, o ladrão se aproxima para informar sobre um suposto problema e se oferece para consertar. Quando o motorista para o veículo, o criminoso termina seu ato.
Caso o carro enguiçar, tranque, coloque o triângulo e busque assistência especializada. Se alguém sinalizar um defeito durante a condução, aguarde até chegar a um posto de combustível ou a uma base policial.
Nunca aceite assistência não solicitada.
6) Instale um Rastreador Veicular
Hoje em dia, um dispositivo de segurança é essencial nos veículos. O rastreador veicular é, sem dúvida, o mais completo.
Utilizando o sinal de satélite GPS, ele fornece a localização exata do veículo. Além disso, realiza o bloqueio do veículo, possui botão de pânico, Central de Atendimento 24h, um canal de comunicação 0800 para informar sobre roubos ou furtos e uma equipe de Pronto Atendimento altamente treinada. No aplicativo, você encontra funções como alerta de ignição e cerca virtual.
A segurança que esse dispositivo oferece é de alta qualidade, representando o que há de mais moderno no mercado de segurança veicular.
Gostou do artigo?
Compartilhe este post para que mais pessoas conheçam essas dicas simples, mas eficazes, para impedir a ação de ladrões!
Siga-nos nas redes sociais: