A embreagem é uma das peças-chave para o funcionamento eficiente de um carro. A maneira como você dirige pode influenciar diretamente na durabilidade dessa componente. Confira abaixo 5 dicas essenciais para preservar a embreagem do seu veículo e evitar imprevistos.
Como a embreagem funciona?
A embreagem de um veículo é composta por três partes principais: platô, disco e rolamento. O platô consiste na carcaça da embreagem, uma placa de pressão e uma mola membrana.
Esta seção da embreagem conecta-se ao volante do motor. Quando o motor é acionado, o pedal da embreagem alivia a pressão sobre o disco, desacoplando o motor do câmbio.
Por outro lado, quando o pedal está livre, o platô pressiona o disco contra o volante do motor, fechando o sistema que assegura uma partida suave do veículo.
O disco da embreagem está fixado ao eixo piloto da transmissão e faz a conexão entre o motor, o câmbio e o platô. As estrias no disco proporcionam o atrito necessário entre os componentes.
O rolamento, finalmente, pressiona o centro da mola membrana, permitindo que as placas de pressão se afastem do disco de embreagem, interrompendo a transmissão da rotação do motor para a caixa de câmbio.
Planejando adquirir um carro usado?
Antes de fechar negócio, é fundamental verificar o histórico do veículo. Isso porque, carros usados podem ter histórico de acidentes, roubo, passagem por leilão e outras condições que afetam seu valor de mercado.
5 dicas para prolongar a vida útil da embreagem
Agora que você entende como a embreagem opera, veja algumas orientações para evitar seu desgaste prematuro.
Não mantenha o carro parado usando a embreagem
É comum segurar o carro em ladeiras com a embreagem, especialmente aguardando o sinal abrir. Contudo, essa prática pode desgastar excessivamente a embreagem, o platô e o volante do motor. Prefira usar o freio ou o freio de mão, reservando a embreagem apenas para partidas e troca de marchas.
Evite descansar o pé no pedal
Motoristas frequentemente mantêm o pé esquerdo no pedal enquanto dirigem, o que a longo prazo pode reduzir a vida útil da embreagem. Se for ficar muito tempo na mesma marcha, descanse o pé ao lado do pedal.
Liberar o pedal da embreagem suavemente
Soltar o pedal abruptamente pode causar trancos, forçando coxins e danificando engrenagens e o disco. Isso pode impactar negativamente o carro ao longo do tempo.
Tire o pé da embreagem ao sentir trepidações
Trepidações indicam problemas como desgaste ou quebra de molas. Se isso ocorrer, consulte um mecânico para evitar danos ao volante do motor.
Evite arrancadas bruscas
Evite usar a embreagem em rotações muito altas. Isso aumenta o atrito e contribui para o desgaste da embreagem.
Você também pode se interessar por:
- Veja como lavar o carro em casa sem gastar muito!
- Como preparar seu carro para a venda?
- Entenda a importância das revisões periódicas!
Siga-nos nas redes sociais para mais dicas: